Em release enviado ao BLOG DO FM, o governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), desmentiu a Prefeitura de Guamaré, liderada pelo prefeito Adriano Diógenes, que na semana passada divulgou à imprensa notícia intitulada “Prefeitura de Guamaré e Restaurante Madero firmam parceria e geram oportunidade de emprego para jovens da região”. Segundo a informação divulgada, 43 jovens de Guamaré haviam sido selecionados para iniciarem, na cidade de Curitiba, um treinamento prático na rede de restaurantes Madero, graça a uma parceria entre a Prefeitura de Guamaré e a famosa rede de restaurante que vai se instalar na capital potiguar em breve.
Na versão do governo Fátima Bezerra a realidade dos fatos é outra.
Segundo Carla Veruska, subsecretária do Trabalho, que dirige o Sine-RN, “todo o processo de intermediação com a Madero foi feita pelo Governo do Estado, por meio do Sine, diretamente, sem participação das prefeituras”.
Carla Veruska, que é suplente de deputado federal, revela que a intermediação para seleção de vagas foi feita exclusivamente pelo Sine-RN junto à Madero, nos municípios de Mossoró (29/07), Assu (30/07), Caicó (31/07), Currais Novos (01/08), Santa Cruz (02/08), São José de Mipibu (05/08), Serra de São Bento (06/08), João Câmara (07/08) e Macau (08/08).
De acordo com a auxiliar de governo, no último mês de julho do ano em curso, o Sine-RN foi procurado pela rede de restaurantes Madero, de Curitiba, interessada em selecionar trabalhadores no interior do Estado a fim de preencher 200 vagas para seu quadro funcional.
Veruska esclarece, no entanto, que o Sine-RN “está aberto a parcerias com as prefeituras para, dessa forma, beneficiar os trabalhadores que buscam uma colocação no mercado, o que é prioridade”.
O treinamento dos selecionados em Curitiba será feito na sede da empresa, e pode durar entre 30 e 40 dias. Na capital paranaense, os selecionados ficarão hospedados em alojamentos separados (masculino e feminino) com direito a três refeições diárias, convênio médico e odontológico e desconto em restaurante.
MOSSORÓ
A titular do Sine-RN informa ainda que a instituição estará em Mossoró nesta quinta-feira, 26, participando da instalação do Governo do Estado naquela cidade. “Serão feitos cadastramento de trabalhadores para emprego, intermediação de mão de obra e seleção de profissionais junto a empresas e seguro-desemprego na Central do Cidadão a partir das 8h”, avisa.
Nesta nova fase de atuação, o Sine-RN tem garantido a intermediação de mão de obra em uma atuação exclusiva entre o órgão e empresas parceiras que buscam a inserção de trabalhadores no mercado.
Carla Veruska explica que as ações do Governo do Estado através do Sine, nestes primeiros meses de atuação, estão retomando o papel do órgão na intermediação de vagas entre empresas e trabalhadores, diretamente. Muitas parcerias já foram feitas com várias empresas e é importante, neste momento, ressalta, ampliar a intermediação. Para isso é necessários que as empresas busquem o Sine para atuar na seleção de pessoal para preenchimento de suas vagas de emprego.
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Guamaré enviou uma nota na qual se diz “surpresa” com o posicionamento do Governo do Estado e diz nunca ter omitido a parceria com o Sine RN. Abaixo, segue a nota na íntegra:
Prefeitura de Guamaré diz nunca ter omitido parceria com o SINE
Surpresa com a equivocada interpretação dos fatos anteriormente divulgados na mídia, acerca da parceria do Restaurante Madero-SINE com este município, a Prefeitura de Guamaré esclarece que em toda a divulgação institucional, nunca foi omitida a parceria com SINE-RN nessa articulação com o Restaurante Madero, assim como manifestamos em outras oportunidades, o desejo do município em ampliar essa importante relação institucional, que entendemos ser necessária para inserção de jovens e trabalhadores desempregados em postos de trabalho.
1 Comentário
Parabéns pelo esclarecimento.
https://guamare.rn.gov.br/parceria-entre-prefeitura-de-guamare-e-restaurante-madero-resulta-oportunidade-de-emprego-para-jovens/