O atendimento no setor de pediatria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, na zona Norte de Natal, será retomado na próxima segunda-feira (16). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da capital, George Antunes, em entrevista à TV Tropical.
“Houve um entendimento entre o prefeito Álvaro Dias e o presidente da Coopmed. Foi articulado um grupo de médicos para compor essas escalas. Sei que não é fácil concorrer com tantas escalas dentro do nosso estado, mas houve esse entendimento”, pontuou.
De acordo com Antunes, a reabertura do setor traz uma maior comodidade para a assistência na urgência pediátrica da cidade. “A população não estava desassistida porque estava sendo atendida na unidade Potengi, mas eu sei que causa desconforto pela distância. Alguns não têm condições financeiras de se deslocar para outras unidades”, avaliou.
O secretário destacou ainda que os atendimentos foram suspensos em novembro em virtude de problemas com as escalas. “Foi por falta de profissionais para completar a escala. Não foi um fechamento da parte da prefeitura. Simplesmente a cooperativa deixou de conseguir fechar a escala da UPA Pajuçara e decidiu fechar porque tinham várias lacunas e poderia trazer consequência ainda pior para a população”, destacou.
George Antunes revelou ainda o desejo de se instalar uma ala separada para os atendimentos pediátricos, assim como foi feito na UPA de Cidade da Esperança, na zona Oeste da capital. “Pretendemos ainda neste ano, se possível no semestre, fazer uma ala como fizemos na UPA Esperança, onde o atendimento será separada. Isso facilita o atendimento e a comodidade dos pacientes”, completou.
O encerramento dos atendimentos no Pajuçara gerou revolta e protestos da população. O serviço havia sido paralisado no início de novembro.