O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, terá a missão de enfrentar demandas prioritárias da população nos próximos quatro anos. Com uma população de quase 800 mil habitantes, a capital potiguar apresenta desafios de grande complexidade em áreas como educação, saúde, transporte e moradia.
Para 2025, o orçamento aprovado na Câmara Municipal prevê R$ 5,2 bilhões. Apesar do montante significativo, especialistas alertam que os recursos exigem planejamento para atender problemas estruturais antigos e demandas crescentes da população.
A partir de 1º de janeiro, entre as prioridades apontadas estão a ampliação das vagas no ensino infantil, a melhoria nos serviços de saúde e a conclusão da licitação do transporte público, um processo que se arrasta há quase uma década.
Durante a campanha, Paulinho Freire destacou como principal compromisso o programa “Fila Zero”, que pretende garantir vagas em creches para todas as crianças, com foco em regiões mais vulneráveis.
Na saúde, Freire defendeu a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde nas zonas Norte e Oeste. Na área de habitação, o novo prefeito propõe reduzir o déficit habitacional com a construção de 3.000 moradias destinadas à população de baixa renda, distribuídas por todas as regiões da cidade.
O candidato tem como principal proposta a implementação do programa “Fila Zero”, que visa garantir vagas para todas as crianças em creches, priorizando as regiões mais necessitadas. Ele propõe a ampliação do número de vagas na educação infantil, com a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a implantação de escolas de educação em tempo integral.
Veja as principais promessas de Paulinho Freire:
Transporte público
Paulinho Freire propõe modernizar o sistema de transporte e mobilidade urbana em Natal. As propostas incluem a modernização do parque semafórico e a reativação dos painéis de mensagens para otimizar o fluxo de trânsito. Também sugere a inclusão de dados em tempo real do transporte público em aplicativos, a criação de estacionamento rotativo, e a ampliação da infraestrutura cicloviária e acessibilidade nas calçadas. Outras iniciativas são a construção de novos terminais de transporte coletivo, a implantação de serviços de bike share, a instalação de eletropostos para carros elétricos, e a regulamentação de serviços de frete e transporte por aplicativos. Freire também defende a criação de uma escola de educação de trânsito, a reestruturação de avenidas na Zona Norte, e a realização de estudos para a eletrificação da frota de transporte público.
Saúde
O candidato propõe expandir os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) em Natal, com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde nas zonas Norte e Oeste e a ampliação do horário de atendimento para das 7h às 19h em 100% das unidades. Ele também sugere a implementação da “Plataforma Inova Saúde” para agendamentos online, bem como a adoção de prontuários eletrônicos integrados em toda a rede de saúde municipal. Outras propostas incluem a criação de novas Academias da Saúde, a expansão das Equipes de Consultório de Rua, a criação de Centros Especializados em Saúde da Mulher e Reabilitação, e a ampliação dos serviços de saúde mental com novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, Freire defende a implantação da telemedicina, a criação de postos de coleta de exames em todos os bairros, e a implementação de um programa de entrega domiciliar de insumos e medicamentos. Ele também sugere a criação do “Projeto Saúde Única” nas quatro regiões administrativas da cidade que possuem populações vulneráveis na área da saúde humana, animal e ambiental, por meio de metodologia transdisciplinar e multissetorial em saúde, com diferentes setores, instituições e profissionais.
Segurança
O candidato propõe a criação de uma Política Municipal de Proteção e Defesa Civil, voltada para a gestão integral de riscos, emergências e desastres. Ele destaca a importância de fortalecer essa estrutura com a contratação de equipes multiprofissionais e a modernização dos equipamentos da Defesa Civil. Freire sugere a integração das informações de monitoramento à gestão pública e a instalação de uma rede de pluviômetros em Natal. Outras propostas incluem a criação de uma residência multiprofissional para inovação em políticas climáticas e a ampliação das bases descentralizadas da Guarda Municipal, além de aumentar o efetivo por meio de concurso público e criar um Centro de Comando da Guarda Municipal.
Habitação
O candidato propõe reduzir o déficit habitacional de Natal com a construção de 3.000 moradias para a população de baixa renda, distribuídas pelas quatro regiões da cidade. Ele também sugere a criação do “Projeto Reformar Moradia Popular”, que visa proporcionar condições de habitabilidade e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de reformas em suas residências. Além disso, planeja ampliar o programa de regularização fundiária para garantir a emissão de títulos de propriedade a pessoas de baixa renda. Outras propostas incluem promover a Regularização Fundiária de Interesse Específico (REURB-E) para regularizar moradias de núcleos urbanos informais não classificados como de baixa renda. Ele também sugere a urbanização de comunidades como Japão e Jacó, consideradas Áreas de Especial Interesse Social (AEIS), e a revitalização do Centro Histórico e do Bairro da Ribeira, aproveitando espaços subutilizados para criar habitações populares.
Novo Noticias