O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), convocou na manhã desta segunda-feira (13) uma reunião de emergência com parte do secretariado para discutir os impactos da chuva na cidade.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito disse que o encontro foi para “acompanhamento das ações que estão sendo realizadas para o enfrentamento dos impactos das chuvas na nossa cidade”.
“Reforcei a importância do trabalho em conjunto das pastas, com foco em medidas preventivas e estratégias eficazes para minimizar os danos e garantir a segurança da população. Nossas equipes seguem trabalhando!”, afirmou o prefeito.
Participaram da reunião os secretários Sérgio Freire (Governo), Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo), Shirley Cavalcanti (Infraestrutura), Felipe Alves (Serviços Urbanos), Nina Souza (Trabalho e Assistência Social), Aldo Fernandes (Educação), Vagner Araujo (Planejamento), Brenno Queiroga (Planejamento) e Leidimar Murr (Saúde).
Engorda de Ponta Negra
Durante a reunião, o prefeito determinou celeridade na solução do problema que causou um alagamento na faixa de areia da Praia de Ponta Negra. Como mostrou a 98 FM, o problema aconteceu porque houve uma conexão indevida entre duas caixas dissipadoras de água pluvial que foram construídas na praia junto com a engorda. Trata-se de um erro de execução por parte da empresa contratada para a obra.
Em condições normais, o volume de água deveria ter sido direcionado para a caixa 9, que suporta uma carga maior. De lá, a água segue para ser infiltrada na areia. Mas, com a ligação indevida, a água seguiu para a caixa 8, que não tem a mesma capacidade. Com isso, a água transbordou.
Segundo o secretário Thiago Mesquita, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o problema será solucionado pelo Consórcio DTA/AJM, que que executa os serviços. O conserto consiste em desfazer a ligação indevida que existe entre os pontos 8 e 9.