A eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a ocorrer na quarta-feira (15) exclusivamente por processo eletrônico, terá dois candidatos a presidente para o biênio 2025/2027 – o prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique de Souza Silva (PSDB) e o ex-prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, o “Babá”, que presidiu a instituição há dois anos.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), já externou apoio à candidatura de “Babá” nas redes sociais, chamando os gestores a uma reflexão: “Nós precisamos de um presidente comprometido com todos nós, prefeitos e prefeitas. Um presidente que não tenha curva partidária, que não tenha compromissos com governos”.
Paulinho Freire disse que a Femurn “precisa de um presidente independente e acho que é o melhor momento para que “Babá” possa ser presidente da Femurn pela sua experiência e independência, nós devemos ter o compromisso com a Femurn, de altivez, de alguém que possa brigar com nossas pautas, principalmente junto ao governo do Estado”.
O presidente estadual do Podemos, senador Styvenson Valentim, também vem manifestando apoio ao ex-prefeito Anteomar Pereira para presidir a Femurn. “A gente preza por independência, que esse presidente fica justamente do lado das prefeituras, entre os parlamentares, o Governo do Estado, o Governo Federal. Que ele faça bem esse papel, que não seja mais um colocado naquela função submissa a algum cargo político”, defendeu. Pelo lado do ex-prefeito de São Tomé, que é filiado ao Partido Liberal, o apoio também parte do presidente estadual da legenda, senador Rogério Marinho, e partidos aliados.
“Babá” apresenta-se como candidato a presidente “com experiência de quem já esteve nessa posição e com o compromisso de quem sempre defendeu os interesses dos municípios”.
Nas redes sociais, “Babá” lembrou que “Já teve a honra de presidir a Femurn e naquela oportunidade assumiu a responsabilidade de fortalecer a Federação”, a qual encontrou buscava seu espaço: “Com trabalho e dedicação revitalizei sua atuação com a filiação de 100% dos municípios. Transformamos a Femurn em uma entidade respeitada por prefeitos, instituições e pela sociedade como todos. Agora trago novamente essa mesma determinação para conduzir a Femurn, ma entidade respeitada por prefeitos, instituições e pela sociedade como todo e minha maior bandeira é a independência da Federação”.
Depois de passar o cargo em São Tomé ao novo prefeito “Gá”, Anteomar Pereira passou à caça de votos, tendo acompanhado dia 3, em Currais Novos, a eleição a nova diretoria da Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (Amso-TR): “Na oportunidade conversamos sobre pré-candidatura à presidência da Femurn, vamos juntos continuar e trabalhar mais pelos municípios”.
Já no meio da semana esteve em Mossoró visitando o prefeito Allyson Bezerra (União), a quem agradeceu “pela receptividade e acolhimento de sempre, é um privilégio contar com a parceria e atenção de um líder tão comprometido com o bem-estar de sua cidade”.
Pereira disse, nas redes sociais, “da alegria em receber o apoio de grandes amigos para a candidatura a presidente da Femurn, em especial aos que acreditam no meu trabalho e confiam em mim para representar nossos municípios”.
Tribuna do Norte