
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), declarou nesta quarta-feira 21 apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 4 de outubro de 2026. A declaração foi feita durante o ato político na sede do PL que marcou o anúncio da desistência do senador Rogério Marinho (PL) da disputa estadual, com a confirmação de que Álvaro representará o grupo político.
“Aqui nós temos um projeto de governo. Não é um projeto político, é um projeto de quem ama o Rio Grande do Norte, de quem quer tirar o Rio Grande do Norte dessa situação. E aqui está formado nosso time, um time respeitado, formado por pessoas que querem o bem do Rio Grande do Norte e do País”, disse.
O partido de Paulinho Freire – União Brasil – trabalha atualmente a candidatura ao governo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. O prefeito de Natal disse respeitar sua legenda, mas afirmou que o apoio a Álvaro e Rogério é um gesto de gratidão.
“Quero deixar bem claro, para que não haja especulações, que o União Brasil é um partido que sempre me tratou muito bem. Eu tenho amizade pessoal com o ex-senador José Agripino. É meu amigo, pessoa que admiro muito. Mas eu não podia deixar de estar aqui nesse palanque. Não podia dar as costas a quem me ajudou a estar na Prefeitura do Natal”, afirmou o gestor da capital potiguar.
“Álvaro vai pegar uma situação muito difícil”, declara prefeito
O prefeito reconheceu que o Estado enfrenta um quadro financeiro e administrativo delicado e avaliou que Álvaro assumirá um cenário adverso. “O Estado falido, sem poder de investimento, sem poder ajudar os municípios. Álvaro sabe que vai pegar uma situação muito difícil”, afirmou.
Segundo ele, a experiência administrativa do ex-prefeito é um diferencial para enfrentar esse contexto. “Pela experiência que ele tem, de seis anos como prefeito de Natal, que transformou a nossa cidade, teve coragem de incrementar o Plano Diretor e hoje nós estamos vendo um grande desenvolvimento de Natal”, declarou.
Paulinho Freire ressaltou que o desafio exigirá capacidade técnica e organização. “Ele sabe que vai ter que montar uma equipe muito qualificada”, enfatizou, ao defender a formação de um time capaz de conduzir mudanças estruturais. Para o prefeito, o momento exige união ampla do campo político aliado. “Aqui nós temos que estar todos unidos, vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, os senadores, porque é uma campanha que começa agora. Começa hoje e nós temos que começar a trabalhar”, afirmou.
Ao comentar o cenário eleitoral, o prefeito fez referência à própria trajetória política. “Eu me lembro muito bem que eu comecei a minha eleição, Álvaro, e a diferença era muito grande”, disse, acrescentando que o quadro atual é distinto. “Nós já estamos vendo que a diferença não é tão grande nessa eleição”, avaliou.
Paulinho Freire defendeu que a campanha seja conduzida com base em propostas concretas. “Eu faço um apelo a todos que estão aqui, que a gente possa ir para cima, através de um projeto de governo, que a gente possa tirar dessa situação o Rio Grande do Norte”, disse. Segundo ele, o objetivo deve ser o desenvolvimento do Estado. “Fazer uma campanha propositiva, uma campanha para mudar o nosso estado, uma campanha onde a gente possa trazer o desenvolvimento”, completou.
União do grupo de oposição
Durante o discurso, o prefeito também destacou o papel do senador Styvenson Valentim (PSDB) no grupo político. “Nós temos aqui um senador totalmente comprometido com o Rio Grande do Norte”, afirmou, ao elogiar o perfil fiscalizador do parlamentar. “Ele mandou recurso aqui para Natal, mas liga para mim, ele cobra, ele pergunta quando é que vai sair a licitação, como é que vai ser, como é que está. E ele está certíssimo”, disse.
Paulinho ressaltou que a candidatura de Álvaro é parte de um esforço coletivo. “Aqui não é um projeto de Álvaro, é um projeto de um grupo, é um projeto de quem quer mudar o Rio Grande do Norte”, declarou. Em seguida, fez menção ao gesto de Rogério Marinho ao abrir mão da própria pré-candidatura. “Rogério Marinho teve hoje um gesto de gratidão”, afirmou.
O prefeito comparou a decisão de Rogério com sua própria trajetória. “Rogério tinha um sonho, mas você preferiu ser grato, ser leal a quem lhe ajudou, a quem foi leal com você, a quem foi fiel”, disse, acrescentando que o projeto extrapola o plano estadual. “O seu projeto, além de ser o Rio Grande do Norte, é um projeto de Brasil”, afirmou.
Agora RN

