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Passageiros apontam melhorias no Aeroporto Aluízio Alves, após operacionalização da Zurich

FOTO: CANINDÉ SOARES

Um mês após a Zurich Airport Brasil assumir a operação do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, as mudanças no terminal ainda são discretas, embora já perceptíveis aos usuários. Nesta segunda-feira (18), a TRIBUNA DO NORTE esteve no local e ouviu alguns passageiros, os quais elencaram melhorias, mas também citaram ajustes que ainda precisam ser feitos para ampliar a qualidade dos serviços ofertados no aeroporto. A conexão de internet é uma delas. Por outro lado, a climatização e a redução no preço da diária cobrada para o estacionamento foram bem avaliados.

A Zurich assumiu o terminal, em São Gonçalo do Amarante, no dia 19 de fevereiro passado, em uma cerimônia que reuniu autoridades locais e nacionais, além de representantes da operadora. Na ocasião, a empresa suíça anunciou três medidas e informou que investirá R$ 12 milhões em 2024, sendo R$ 3 milhões nos primeiros meses. Segundo a administradora, os R$ 12 milhões previstos para este ano, serão destinados a melhorias gerais no aeroporto, como climatização, limpeza profunda e reestruturação, além de avanços na parte de som e wayfinding.

Além disso, já está em vigor uma nova tabela de estacionamento – com redução da ordem de 30% no valor da diária, saindo de R$ 56 para R$ 39 para a primeira diária. Esses fatores foram citados em depoimentos dos usuários à reportagem como pontos que já melhoraram no aeroporto. “Percebi que algumas obras já iniciaram e eu creio que a estrutura vai melhorar, como as reformas nos aparelhos de ar-condicionado, que eu vi fazendo”, afirma o economista Adriano Amorim.

O motorista por aplicativo Nilcivam Barros ressalta os preços da diária do estacionamento, que ficaram mais em conta, como ponto positivo da nova gestão. “A atual administração trouxe essa redução, embora o pagamento de pedágio não tenha mudado. Era algo que eu queria que melhorasse, porque o tempo mínimo de permanência sem cobrança, de 15 minutos, é muito curto”, aponta. Para o professor Hudson Benevides, a estrutura do aeroporto consegue atender bem à demanda do terminal.

“Estou vindo de Recife e lá o aeroporto está caótico, por conta de uma reforma. Considero a estrutura daqui razoável e as demandas dos usuários são bem atendidas”, avalia o professor. “Estou no aeroporto pela segunda vez, depois de dois anos. Confesso que não sou muito de reparar em detalhes mas, de modo geral, percebi que é tudo muito limpo e moderno”, relata o engenheiro Vinícius Neto, de Florianópolis (SC).

Algumas reclamações, no entanto, foram relatadas. “Agora, a gente não consegue comprar o estacionamento pela internet, só de forma presencial”, disse o economista Adriano Amorim. Já para o motorista Nilcivam Barros, o problema é a conexão de internet. “Algumas operadoras não pegam direito”, afirma.

De acordo com o contrato assinado, a Zurich tem obrigatoriedade de investir R$ 308 milhões nos próximos 30 anos de concessão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Nos primeiros cinco anos, a projeção da empresa é investir R$ 50 milhões. Para atender a uma das principais solicitações dos passageiros, a empresa informou que seriam alocados R$ 1,5 milhão na implementação de melhorias no sistema de climatização do terminal.

Havia também um projeto de limpeza e restauração em todas as áreas do terminal, iniciado no fim de semana anterior à transferência, com previsão de durar cerca de 2 meses. Outra novidade que já estava disponível era o serviço de internet gratuito e ilimitado, o qual foi alvo de reclamação de uma das personagens ouvidas pela reportagem. A TTN fez contato com a Zurich para saber como está o andamento da implantação das melhorias no aeroporto, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.

Medidas segundo a Zurich

A Zurich Airport Brasil informou por meio de nota que ao assumir o aeroporto, iniciou a implementação de melhorias na climatização nas pontes de embarque, e que está elaborando projeto executivo para “dar um salto de qualidade no sistema de ar-condicionado em todo o terminal”. Outra ação, segundo a empresa, foi a introdução, no canal de inspeção, de uma iniciativa pioneira e exclusiva dos aeroportos da Zurich Airport Brasil, onde os passageiros recebem informações em tempo real por meio de telas, melhorando o fluxo e tornando o processo de passagem pelo raio x mais intuitivo.

“A Wow-fi, serviço de Internet gratuita e ilimitada para os passageiros, já está implementada e em pleno funcionamento. Além disso, realizamos outras ações para melhorar a organização e aspectos de identidade visual geral do aeroporto, contribuindo para um melhor conforto do passageiro”, disse a empresa. “Quanto ao sinal de operadoras de telefonia no terminal, estamos com negociações em andamento com todas as operadoras de telefonia para melhoria do sinal e também para trazer o sinal 5G. Em relação ao wayfiding, estamos em fase de projeto executivo, e a implantação é para o segundo semestre”, explicou.

Quanto à instalação do Hub dos Correios, a Zurich disse que a área já foi definida e que está concentrando esforços em “auxiliar e compartilhar todas as informações necessárias para que o respectivo órgão possa avançar com as definições ainda necessárias para o projeto”. Segundo a empresa um dos pilares para o desenvolvimento do Hub dos Correios será fortalecer a importação e para isso, afirma “é necessário que os entes públicos e privados sejam nossos parceiros para focarmos em viabilizar os voos cargueiros internacionais”.

Entenda

A chegada da Zurich ao terminal aéreo de Natal deu fim a um longo processo de relicitação de um terminal público, o primeiro do País, após a desistência da Inframerica, que anunciou a saída das operações em março de 2020, semanas antes de estourar a pandemia de covid-19. O leilão que teve a empresa suíça Zurich Airport Brasil como vencedora aconteceu no dia 19 de maio de 2023, na primeira relicitação da história do Brasil. O ágio da Zurich, que administra outros três terminais brasileiros, foi de 41% sobre o lance mínimo, que era de R$ 226,9 milhões. A proposta vencedora foi de R$ 320 milhões. O pagamento da empresa suíça foi feito diretamente à Inframerica, antiga concessionária, após longa tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além do pagamento de R$ 323,1 milhões, o Governo Federal quitou outros R$ 199,74 milhões em ressarcimento à Inframérica, totalizando R$ 522,84 milhões de indenização.

Tribuna do Norte

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