Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um avião monotor tem o pouso forçado próximo a um rio da Amazônia. Nas imagens é possível ver que a aterrisagem ocorreu de forma tranquila. Piloto e passageiros sobreviveram ao acidente e buscaram abrigo na capo das árvores. O piloto, no entanto, acabou morrendo em uma operação mal-sucedida de resgate.
O acidente ocorreu na última quarta-feira (14), mas só agora as imagens viralizaram nas redes sociais. O vídeo é de autoria do técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, de 28 anos. Ele viajava em missão pela Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai). A areonave era comandada pelo piloto Elcides Rodrigues Pereira, de 64 anos.
No vídeo é possível ouvir o diálogo dos tripulantes com a central da Paramazônia Táxi Aéreo, empresa responsável pelo monomotor. “Estou em cima do rio Catrimani. Vou jogar nele”, afirma Pereira na gravação. Nos minutos seguintes, o técnico Ednilson Cardoso diz com muita calma. “A gente está caindo agora.”
Resgate
As vítimas tiveram que esperar horas pelo resgate. Durante o período, eles permaneceram agarrados em árvores. A empresa responsável pelo monomotor decidiu resgatá-los por conta própria, sem comunicar o Corpo de Bombeiros.
De forma improvisada, os regastistas jogaram uma corda no rio.O técnico de enfermagem a amarrou junto ao corpo e conseguiu subir até o helicóptero. O piloto Elcides Pereira não teve a mesma sorte. Muito debilitado, não conseguiu subir e caiu no rio novamente. O corpo do piloto só foi encontrado três dias depois, no último sábado (17), numa operação organizada, desta vez, pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Folha de São Paulo


