Natal é uma das seis capitais brasileiras com candidaturas majoritárias de partidos que integram a base do presidente Lula (PT) e que têm firmado alianças eleitorais com o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo O Globo, que coloca a capital do Rio Grande do Norte no mesmo patamar de cidades como São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) no cenário político atual.
Na capital potiguar, a candidatura do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) para prefeito conta com o apoio do PL, presidido no Estado pelo senador licenciado Rogério Marinho. Vice na chapa de Paulinho, a ex-secretária de Planejamento de Natal Joanna Guerra é presidente municipal do Republicanos. O partido é liderado no Estado pelo atual prefeito Álvaro Dias, também aliado de Bolsonaro.
Conforme informado pelo O Globo, o União Brasil tem concentrado suas alianças com o PL e Jair Bolsonaro principalmente no Nordeste. Em Salvador (BA), o atual prefeito Bruno Reis é candidato à reeleição com o suporte da extrema direita, assim como Paulinho Freire em Natal e José Ronaldo em Feira de Santana (BA).
No Governo Federal, o União Brasil, presidido no Rio Grande do Norte pelo ex-senador José Agripino Maia, comanda três ministérios: das Comunicações (Juscelino Filho); do Turismo (Celso Sabino); e o da Integração e Desenvolvimento Regional, com Waldez de Góes, que apesar de ser filiado ao PDT, foi indicação política do União Brasil.
Outros aliados do ex-presidente Bolsonaro também apoiam a candidatura de Paulinho Freire e Joanna Guerra, a exemplo do Podemos, presidido no Estado pelo senador Styvenson Valentim.
Agora RN