SELO BLOG FM (4)

Partido de Bolsonaro fez quase o dobro de votos que a sigla de Lula

FOTO: REPRODUÇÃO

O PL de Jair Bolsonaro fez, no primeiro turno das eleições deste ano, quase o dobro de votos que o PT de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa por prefeituras.

O dado faz parte de levantamento feito pela CNN com base no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e aponta que PL, PSD, MDB e União Brasil concentraram metade dos votos do país.

Os quatro partidos somaram 54,6 milhões de votos de um total de 109 milhões. O resultado reflete também o maior número de candidaturas lançadas pelas siglas. O PL lançou 1.483 candidatos e o PT tinha nas urnas eletrônicas 1.385.

Como resultado, o PL elegeu 509 prefeitos e recebeu 15,6 milhões de votos. O PT elegeu 248 prefeitos e recebeu 8,8 milhões de votos. Apesar de o PL liderar nacionalmente o número de votos, não elegeu o maior número de prefeitos. O pódio ficou com PSD, MDB e PP.

Para o segundo turno, o PL disputa 23 prefeituras e o PT tenta conquistar o comando de 13 municípios. Os dois partidos são os que mais passaram para o segundo turno, que neste ano será disputado em 52 cidades.

Nas capitais estaduais, o PL passou para o segundo turno em oito capitais. A cúpula da legenda, no entanto, considera haver chances reais de vitória em três: Aracaju, Fortaleza e Cuiabá.

O PT passou para o segundo turno em quatro capitais. E a cúpula da sigla considera haver chances reais de vitória em duas: Fortaleza e Natal.

Aliás, Fortaleza é considerado pelo comando das duas siglas como a capital estadual com a disputa mais imprevisível no segundo turno. As pesquisas eleitorais apontam empate técnico entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).

Em Cuiabá, PL e PT também se enfrentam, mas dirigentes petistas avaliam que, pelo histórico de direita do Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini tem mais chances de vitória.

Com informações da CNN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui