SELO BLOG FM (4)

Parque Tecnológico será debatido em nova audiência pública

PARQUE TECNOLÓGICO SERÁ DEBATIDO EM NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA

PARQUE TECNOLÓGICO SERÁ DEBATIDO EM NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA

As comissões de Planejamento Urbano e de Ciências e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal, receberam nesta manhã (15) o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivanildo Rego e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz, para discutir sobre o projeto de implantação do Parque Tecnológico de Natal, que tramita na Casa. Na ocasião foi confirmada uma nova audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (20) a partir das 13h no plenário da Câmara.
Esta será a segunda audiência, desde que o projeto de lei, que regulamenta o parque e concede incentivos fiscais às empresas que se instalarem nele, chegou à Câmara há quase três meses. “O projeto precisa passar em quatro comissões. Está na de Planejamento Urbano e, em seguida, vai para a de Ciências e Tecnologia. Acreditamos que a negociação na Câmara junto às outras instituições vá chegar a um bom termo.  Nós vemos o projeto como de fundamental importância porque precisamos do desenvolvimento da ciência e tecnologia na cidade”, diz o vereador Hugo Manso (PT) que preside da comissão de Ciências e Tecnologia.
O vice-reitor da UFRN explicou que no entendimento da universidade, o projeto não é da instituição, mas de toda a cidade. “Isso porque o benefício é para toda a cidade. Vai gerar empregos de alto nível e desenvolver tecnologia. Surgiu pelo Metrópole Digital, devido os projetos inovadores que já vem sendo realizados pelo instituto”, argumenta José Daniel. A UFRN vai contratar uma empresa de consultoria para desenhar o projeto que deve acolher até 50 empreendimentos, segundo Ivonildo Rego. “Estamos avançando, a Câmara está debatendo bem o projeto e vamos chegar ao consenso com o projeto aprimorado. Poderemos ter outros momentos de forma que o projeto chegue ao plenário de forma que, eu diria, bem redondo”, explica o diretor do Instituto Metrópole Digital.
O projeto prevê que o parque tecnológico ficarár localizado na imediações da UFRN, entre os conjuntos Mirassol, dos Pofessores e Potilândia, localizados nos bairros de Capim Macio e em Lagoa Nova. Trata-se de uma área formada por empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios, que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Para o líder da base governista, vereador Raniere Barbosa (PDT), o diálogo amplo e transparente é essencial para a compreensão do projeto. “É um projeto extremamente importante para a cidade que vai consolidar investimentos e desenvolvimento da tecnologia da informação. E essa expansão pode impulsionar o desenvolvimento da cidade. Iremos consolidar o parque pensando numa cidade digital, uma cidade inteligente”, declara. A Câmara pretende votar o projeto em plenário antes do recesso parlamentar.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui