SELO BLOG FM (4)

Parque das Dunas realiza trabalho com crianças para combater o Aedes aegypti

ALVOS PRINCIPAIS SÃO CRIANÇAS QUE ESTEJAM MATRICULADAS EM ESCOLAS DA REGIÃO

ALVOS PRINCIPAIS SÃO CRIANÇAS QUE ESTEJAM MATRICULADAS EM ESCOLAS DA REGIÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) está desenvolvendo, permanentemente, ações voltadas ao combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Dentro dessa linha, desde outubro a Unidade de Saúde da Família Parque das Dunas (USF Parque das Dunas) inovou e começou a realizar um trabalho com crianças de 3 a 10 anos de idade.

Os alvos principais são crianças que estejam matriculadas em escolas da região (a USF fica no Distrito Norte I). Após a liberação dos diretores dessas instituições de ensino, a equipe da USF Parque das Dunas vai até o local e promove uma peça com fantoches.

“Fazemos esse agendamento com a direção da escola e fazemos a peça. Escolhemos utilizar o fantoche por chamar mais atenção dessas crianças, para conseguir prender a atenção delas. Na peça, nós mostramos a importância e os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, afirmou Camila Caroline, agente comunitária de Saúde e uma das idealizadoras da ação.

A agente ainda afirmou que, mesmo com a pouca idade das crianças, elas têm compreendido bem a importância desses cuidados. “Sempre que terminamos as ações, conversamos com as crianças e perguntamos o que elas aprenderam. Felizmente, os resultados das peças com os fantoches têm sido muito positivo, pois as crianças mostram uma compreensão muito grande de tudo o que foi dito”.

Apesar do pouco tempo, o projeto da USF Parque das Dunas tem atingido o principal objetivo, que é transformar as crianças em multiplicadoras da importância de se combater o Aedes aegypti na capital potiguar.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui