Indignada com o desperdício de vacinas contra a covid-19, a vereadora Fativan Alves (PV) destacou, na Sessão Plenária dessa segunda-feira (28), que Parnamirim estragou 2.412 doses de um total de 113.199 (2,13%), segundo consta no Portal do RN+ Vacina. Segundo a edil, o percentual é o dobro da capital potiguar. Natal desperdiçou 5.464 doses de um total de 508.038 (1,07%).
Em apartes a respeito do Projeto de Lei sobre inclusão dos garis nos grupos prioritários da vacinação, quando vereadores também discutiam sobre outro PL, o da xepa da vacina, que o vereador César Maia deu entrada e será subscrito pela vereadora Fativan, muitos comentavam que já estaria acontecendo no município, o que foi corrigido pela parlamentar pevista.
“Estou preocupada como está se procedendo na nossa cidade a questão da xepa (sobras) da vacina contra a covid-19, porque ainda não vi em nenhum lugar esse cadastro dessa vacina. O que vem acontecendo, caros vereadores, é pessoas passando de UBS em UBS sem conseguir receber a imunização. Na UBS da Coophab, por exemplo, não estão dando a vacina por falta de internet e o mesmo acontece na unidade de Passagem de Areia II. É muito preocupante o que vem acontecendo na nossa cidade”, frisou.
Fativan Alves denuncia, ainda, que motoristas de transportes intermunicipais estão sendo vacinados em Natal, porque não conseguem ser atendidos em Parnamirim. “É muito triste vermos as pessoas indo a vários serviços sem conseguir se vacinar. Vejam como são importantes esses projetos dessa casa e como é importante nos unirmos para fazermos mais por nossa cidade”, disse.