Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nessa sexta-feira (13/10), aponta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sucessão presidencial em 2026.
Ao todo, o Paraná Pesquisas simulou quatro cenários na sondagem estimulada, além da pesquisa espontânea. Nesta, Lula lidera com 22,1% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 14,3%. Tarcísio aparece em terceiro, com 1,3%.
Como Bolsonaro está inelegíviel até 2030, após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o instituto não incluiu o ex-presidente nos cenários da pesquisa estimulada.
Nos cenários analisados, Tarcísio é o político de oposição a Lula com o melhor desempenho nas simulações. O governador de São Paulo tem evitado falar sobre sucessão presidencial; auxiliares do governo o aconselham a disputar a reeleição em 2026.
No primeiro cenário, com todos os potenciais candidatos a presidente em 2026, Lula lidera com 36,6%, seguido por Tarcísio, com 12,7%. Na sequência aparecem a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 7,4%; o senador Sergio Moro (União-PR), com 6,7%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6,3%.
Metrópoles