A ADUERN continuou durante a tarde de ontem (8) as visitas aos deputados e deputadas, buscando conquistar apoios ao projeto de autonomia financeira da UERN. Caso haja entendimento entre os parlamentares, a autonomia pode ser votada nas Comissões de Finanças e Fiscalização e Comissão de Educação na próxima quarta-feira (15) e no dia seguinte no Plenário da Assembleia. O sindicato ficará atento às movimentações e estará em Natal no ato das votações.
Durante as visitas ontem a direção do sindicato conversou com o deputado Subtenente Eliabe (SDD), que confirmou o voto favorável à pauta, adiantou apoio à aprovação do Plano de Cargos, Carreiras, Remunerações e Proventos dos docentes da UERN e que ajudará no convencimento junto aos colegas nas duas reivindicações.
O deputado Tomba Faria também foi contactado. Ele expressou insatisfação com a relação do governo com a oposição e criticou a falta de transparência quanto aos recursos para a autonomia. Segundo o parlamentar, as explicações dadas pelo Governo e pela UERN em relação à autonomia não batem.
“As informações sobre valores que recebi, os dados referentes ao orçamento do Estado e o que será destinado para a autonomia da UERN são contraditórios. Precisamos de maiores informações para entender como o Governo vai pagar essa conta”, afirmou Tomba.
O deputado destacou que não é contra a autonomia, mas que Governo e UERN precisam esclarecer a origem dos recursos que serão destinados à pauta. Ele falou que está aguardando o retorno da Reitoria para ampliar essas informações, uma vez que não estava presente quando da visita da Reitora e equipe ao seu gabinete.
A Diretora da ADUERN também visitou os gabinetes das deputadas Eudiane Macedo (REP), Cristiane Dantas (SDD), George Soares (PL) e José Dias (PSDB). Infelizmente não conseguiu contato direto com nenhum dos parlamentares, dialogando apenas com seus assessores.
“Acreditamos que se esses esclarecimentos forem dados aos deputados, as chances de a autonomia ser aprovada este ano são reais. Sem isso, podem haver dificuldades na Comissão de Fiscalização. A partir do que ouvimos dos deputados na terça e ontem, é possível que a votação nas duas últimas comissões aconteça na próxima quarta-feira, com possibilidade de levar ao plenário na quinta”, afirmou Neto Vale, presidente da ADUERN.