Está confirmada para esta quinta-feira, 20, a palestra do Consultor de Organizações, José Bezerra Marinho Júnior, que irá falar, a partir das 17 horas, sobre o tema “Cortez Pereira e a Utopia Necessária”, durante o projeto “Quinta Cultural”, promovido e idealizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Dono de um profundo cabedal de conhecimento, Marinho é ainda nos tempos contemporâneos considerado um dos mais brilhantes oradores do Rio Grande do Norte. Atualmente é Coordenador do MAIS RN (Núcleo de Pensamento Estratégico da FIERN) e membro do Conselho Consultivo da UnP.
O tema da palestra de Marinho traz à tona um pouco das concepções visionárias de Cortez Pereira, agropecuarista, professor, político brasileiro e o 42.º governador do Rio Grande do Norte, filiado na época ao Partido Trabalhista Brasileiro. Além de professor universitário, o ex-governador potiguar é lembrado como orador, polemista, deputado estadual, Diretor do Banco do Nordeste, suplente do Senador Dinarte Mariz que encantou o Senado com os seus pronunciamentos em favor do Nordeste e do Rio Grande do Norte.
A noite da próxima quinta-feira, sob a “batuta” de José Bezerra Marinho promete ser um dos pontos altos da “Quinta Cultural”, que abriu a sua temporada de palestras no último mês de março do ano em curso.
SOBRE JBM
José Bezerra Marinho Júnior foi deputado federal pelo PMDB, na década de 80. Ainda na vida pública, foi Secretário do Governo RN (1979), Chefe do Gabinete Civil, RN (1979-1980), Secretário da Indústria e do Comércio, RN (1980-1981) e Secretário da Indústria e do Comércio do RN (1987-1988).
Como líder estudantil, a sua história faz parte da própria história da Faculdade de Direito do RN na época da edição do Ato Institucional Nº 5, o AI 5. Marinho chegou a ser preso pelo regime militar, sendo posterior absorvido, em meados de novembro de 1969.