
Pais de atletas de uma escola particular invadiram o campo e agrediram adolescentes e o treinador da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio durante a final do futebol society da fase Natal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), nesta terça-feira 9.
O episódio ocorreu na categoria Infantil, que reúne garotos entre 14 e 15 anos. A confusão começou após um desentendimento e troca de empurrões entre os jogadores. Apesar da tentativa da arbitragem e dos professores de conter os ânimos, os pais entraram em campo e deram início às agressões.
Vídeos gravados no local mostram os ataques contra atletas e o técnico José Alexandre da Silva, além do momento em que um jogador da Escola Maria Alexandrina agride um adversário da escola particular. No momento da invasão, a equipe da escola privada vencia a partida.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal informou que os pais agrediram fisicamente estudantes e o treinador e repudiou o episódio. A pasta comunicou que adotará medidas para responsabilizar criminal e civilmente os agressores com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.
A SME também criticou a Coordenadoria de Desporto Escolar da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado, organizadora do evento, pela manutenção do resultado. Segundo a pasta, a vitória e a medalha de ouro concedida à escola ganhadora deveriam ser anuladas.
“A Secretaria repudia veementemente toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar e esportivo. Lamentamos profundamente o episódio e adotaremos todas as medidas cabíveis para garantir a proteção dos estudantes da Rede Municipal”, informou a nota.
A Polícia Militar esteve presente no local, mas ninguém foi detido. O professor José Alexandre da Silva registrou boletim de ocorrência.
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), que é responsável pela organização dos Jerns, informou que a Comissão Disciplinar do event está atuando junto às instituições envolvidas.
Agora RN

