
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL QUE ATUAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPARAM DA FORMAÇÃO NO CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO ALUÍZIO ALVES (CEMURE).
O município de Natal mais uma vez participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sábado (12), os professores da rede municipal que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental participaram da formação no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).
De acordo com a coordenadora do PNAIC Natal, a professora Régia Silvestre, os três encontros serão bastante importantes para os professores, vez que, vai ser direcionado para a aprendizagem das crianças com atividades de um programa que pode fazer a diferença e projetar o nível educacional para frente nas escolas. As atividades de formação com os orientadores irão continuar nos dias 19 de novembro e 03 de dezembro no Cemure Participam da formação 387 professores da rede municipal, incluindo 50 coordenadores pedagógicos.
Presente ao evento, a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou a importância da formação do PNAIC. “Estamos renovando nossa aprendizagem a cada dia na medida em que incorporamos novos saberes e experiências. Sempre temos o que aprender. Esse é um momento rico e o resultado é que a melhoria do IDEB é consequência desta formação desde 2013. Com este processo formativo, o nível de aprendizagem chega a outro patamar, e isso se deve à prática docente, porque os professores são os responsáveis pela educação das crianças”.
Durante a formação, foi proferida a palestra “Formação de professores para a alfabetização de crianças”, pela professora Maria Estela Campelo, que atua na área desde 1969, e iniciou a vida docente como professora da rede municipal de Natal. Maria Estela Campelo é mestra e doutora em Educação e docente da UFRN.
“O aluno não é uma tábua rasa. Ele traz uma cultura, e não é desprovido de cultura. Ele precisa ser motivado para inserir seus conhecimentos nas experiências escolares de leitura e escrita, e isso vai se enriquecendo no processo educativo. É um processo que dura à vida inteira”, destacou a professora da UFRN.
De acordo com a palestrante, o aluno no momento da alfabetização tem que compreender o que ele vai escrever. Para a professora, o desenvolvimento deste processo de alfabetização é o lema que “quanto mais escreve, melhor a escrita”, e que “quanto mais se ler, melhor a leitura”, caminhando o aluno na vida escolar de maneira positiva.
A formação aconteceu nos dois turnos, e contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, a professora Judineide Domingos.

