SELO BLOG FM (4)

Orquestra Sinfônica da UFRN inicia temporada 2016 neste sábado, 23

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Osufrn) faz concerto de abertura da “Temporada Oficial 2016” com a execução de três obras nunca antes realizadas em palcos do RN. A noite de estreias é neste sábado, 23, às 20h, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Emufrn).

A sinfônica mantém o projeto de execução de obras diferenciadas e de alto nível de performance. O público vai apreciar “Poema Sinfônico N. 03” de Franz Liszt, “El Salon Mexico” de Aeron Copland e o armorial sinfônico de Danilo Guanais com a obra “Concerto para Fagote e Orquestra”, que terá nesta apresentação sua estreia mundial.

O comando da noite será divido pelos maestros André Muniz e Erickinson Bezerra. Na obra de Danilo Guanais, o solista convidado é o professor da Escola de Música da UFRN e fagotista Alexandre Santos.

De acordo com o maestro e coordenador da Osufrn, André Muniz, a abertura também apresenta a nova formação da orquestra. André explica que todos os anos, antes do início de cada temporada, a Sinfônica realiza audição. Com esta prática, os instrumentistas do ano anterior podem ou não continuar na temporada seguinte. A audição, além de possibilitar a entrada de novos integrantes, também, é um exercício de preparação para o mercado profissional. A seleção é uma prática de grandes orquestras e ajuda a manter o mais alto nível de qualidade do som.

Outra iniciativa que vem sendo realizada nos últimos anos é a “Palestra Pré-concerto”. Uma hora antes do início da apresentação, o público tem a oportunidade de conhecer mais as obras em linguagem simples. André Muniz afirma que sempre é sucesso de público e a iniciativa ajuda na educação musical. A palestra é na sala 24 da Escola.

Sobre o solista

Alexandre Santos é bacharel em música e tem especialização em música de câmara dos séculos XX e XXI, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas atuações musicais relevantes como solista de orquestra são: Municipal de Goiânia, Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica da Emufrn e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Foi finalista, em 2001, do Concurso Norte-Nordeste de Música de Câmara com o “Duo para Clarineta e Fagote” de César Guerra Peixe. Em 2013, foi vencedor do prêmio Funarte de concertos didáticos. Atualmente, é professor de fagote da Emufrn.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui