SELO BLOG FM (4)

Organização Pan-Americana da Saúde/OMS faz alerta epidemiológico para o uso racional de testes diagnósticos Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO/UNIMED BELÉM

O aumento de casos de Coronavírus, com a nova variante Ômicron, e a escalada de infectados por Influenza A, H3N2, provocaram um aumento exponencial de solicitações de testes para Covid-19, impactando diretamente na falta mundial de insumos.

Neste contexto, a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendaram critérios mais rígidos para a realização dos testes RT-PCR e de antígeno e orientam aos estados-membros que assegurem estratégias de racionamento  para manutenção de um percentual mínimo de material para que os pacientes dos grupos de risco e os hospitalizados não sejam prejudicados.

(https://www.paho.org/pt/documentos/alerta-epidemiologico-uso-racional-testes-diagnostico-para-covid-19).

Na semana passada, os laboratórios credenciados à Unimed Natal, registraram recorde histórico de exames de diagnóstico de Covid-19: foram 7,4 mil. O número representa acréscimo de 70% em relação à semana anterior, que já apresentava aumento expressivo em relação à semana precedente (+50%).

Para evitar o colapso global, a Unimed Natal reforça, em consonância com as Organizações de Saúde, a recomendação de se disponibilizar RT-PCR nas seguintes condições:

– Casos hospitalizados devido a sintomas respiratórios;

– Pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco com possibilidade de agravamento da doença;

–  Profissionais de saúde com sintomas respiratórios (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);

 – Profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais, como profissionais de segurança (para permitir orientação referente ao retorno ao trabalho);

O teste não está recomendado para: indivíduos assintomáticos, para liberação do isolamento e nem para garantir o acesso a locais públicos.

A Unimed Natal informa ainda que vai otimizar o atendimento no Centro de Referência em Doenças Respiratórias, situado na Rua Gastão Mariz de Faria, 1063 – Nova Parnamirim, com funcionamento diário, desde a quarta-feira (12), das 7h às 18h. Os serviços laboratoriais, no entanto, passam a ser prestados exclusivamente via Drive-thru, das 7h às 11h.

Neste momento crítico, as medidas de distanciamento social, o uso da máscara e a higienização constante das mãos são os principais aliados para conter o avanço tanto do Coronavírus quanto do Influenza A. Assim a Unimed Natal segue investindo incansavelmente para cuidar de cada cliente, cada vez melhor!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui