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“Organização Curricular” é debatida em Formação dos Diretores Pedagógicos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Pedagógica e do Departamento de Ensino Fundamental, realizou na quinta-feira (17), a formação dos diretores pedagógicos com o tema “Organização Curricular”. A ação pedagógica foi feita pela plataforma Google Meet e participaram 89 gestores. O tema foi debatido como uma proposta curricular da escola que destaca a importância de promover o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo dimensões intelectual, física, afetiva social, ética moral e simbólica.

A Organização Curricular se constitui em áreas de conhecimento que favorece o trabalho dos componentes curriculares de forma integrada, é utilizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para determinar a construção do currículo no Ensino Fundamental. No âmbito da Organização Curricular existe a dimensão da construção de competências e habilidades básicas como objetivo do processo de aprendizagem.

A assessora pedagógica Margarete Vale, mediadora da apresentação, relatou os pontos da Organização Curricular destacando as ações mais importantes do planejamento das aulas e o processo de acompanhamento da observação da prática pedagógica com intervenções na prática em sala de aula. “O aluno passa para uma dimensão de destaque no processo educativo, aonde vai ser considerado os seus interesses, sonhos, o seu contexto, que é muito importante. E quando a escola adota uma perspectiva de educação integral, articula qual vai ser o processo de forma participativa. Essa educação integral, que visa o desenvolvimento global do ser humano, ela implica em compreender a complexidade e não a linearidade desse desenvolvimento. Então, esse desenvolvimento, ele é multifacelado, tem continuidade, tem rupturas”, explicou Margarete Vale.

Encerrando a formação foi proposta uma atividade não presencial, onde os participantes irão realizar uma reunião com a equipe docente da escola para estudar e analisar as propostas dos quadros com os objetos de conhecimentos, de modo que os professores possam fazer complementações e adaptações no planejamento do ano letivo de 2020 e 2021.

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