SELO BLOG FM (4)

Oposição já tem 87 assinaturas para impeachment de Lula por fala sobre Israel; dois deputados potiguares apoiam

FOTO: RICARDO STUCKERT

Até o momento, 87 deputados da oposição já assinaram um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) após o petista comparar a operação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Dois deputados do Rio Grande do Norte assinaram o pedido: General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL.

Em publicação nas redes sociais, Gonçalves escreveu:

“Ao comparar o direito legítimo de defesa de Israel contra o Hamas com o holocausto nazista, Lula cometeu crime de responsabilidade, segundo a lei 1079/50, em seu artigo 5°, inciso 3 (Lei do Impeachment) expondo a nação brasileira ao perigo de guerra.

O discurso desaforado e criminoso de Lula agride não somente a comunidade judaica, como todos os países democráticos, colocando o Brasil em posição vulnerável com moral questionável. O Brasil não pode continuar se expondo de maneira negativa no cenário internacional, através de um representante visivelmente bêbado.”

Outro que assinou o pedido foi o deputado Kim Kataguiri (União-SP). “Sua fala contra Israel associando-o ao holocausto não é apenas uma gafe — como a imprensa tem dito —, mas sim uma afronta às vítimas desse terrível crime contra os judeus“, justificou.

Também já subscreveram o documento, elaborado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), deputados como Júlia Zanatta (PL-SC), o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), Rosângela Moro (União-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Marco Feliciano (PL-SP).

São necessárias 171 assinaturas para protocolar um pedido de impeachment na Câmara.

O que disse Lula

No domingo (18), o presidente Lula voltou a atacar Israel e comparou as operações militares na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Na quinta-feira, 15, durante encontro com o ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo, Lula havia afirmado que Israel tem “a primazia” de não cumprir as decisões proferidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas.”

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui