Durante esta semana, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está realizando a capacitação dos operadores dos sistemas de dessalinização implantados por meio do Programa Água Doce (PAD), em 2019. Na quarta-feira , 23, em João Câmara o curso foi direcionado aos representantes de 14 comunidades dos municípios da região do Mato Grande e entorno.
O objetivo do evento é explicar a composição e o funcionamento das tecnologias, como elas devem ser operadas e quais os cuidados necessários. Nesta sexta-feira, 25, a capacitação, que está acontecendo no Sebrae de Mossoró, visa formar operadores das localidades beneficiadas na região Oeste. Além da teoria, o curso também conta com uma aula prática onde acontece a simulação do funcionamento do sistema.
A coordenadora do PAD, Dilma Lucas, explica que o papel do operador é fundamental porque além de manusear os sistemas eles serão os multiplicadores e darão continuidade ao projeto, auxiliando a comunidade na distribuição de uma água de qualidade.
PAD no RN
O convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é de R$ 24 milhões com o objetivo de estabelecer o acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação/recuperação de sistemas de dessalinização para municípios do semiárido, os quais possuem baixo Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA). Ao todo, o convênio contempla 103 dessalinizadores, 80 já instalados, beneficiando mais de 30 mil pessoas.
DESSALINIZAÇÃO
O sistema de dessalinização via osmose inversa transforma através de um processo nos quais membranas, que funcionam como filtros de alta potência, conseguem retirar os tipos de sais encontrados na água salobra, separando a água potável distribuída à comunidade.