A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada de Natal (GGI-M), capacitou nessa segunda-feira, 7, os profissionais que atuam no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) no tocante ao Protocolo de Manejo do Risco de Suicídio Iminente. O treinamento foi conduzido pela psiquiatra técnica da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dulciana Costa.
A capacitação faz parte das ações de amparo e tratamento de pessoas propensas a prática do suicídio e vem sendo trabalhada pela Câmera Técnica de Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Suicídio, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Natal (GGI-M) e composta por diversos órgãos estatais das esferas municipal, estadual e federal.
De agosto para cá, o trabalho de capacitação já alcançou profissionais lotados na Guarda Municipal do Natal (GMN), Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar. A ação segue com uma programação de qualificação sistemática até o próximo mês de dezembro.
Na ocasião, os operadores de segurança pública tomam conhecimento do fluxograma de atendimento e acolhimento a pessoa com comportamento suicida, que foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (Semtas), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes) e a UFRN.
A qualificação concede ao agente de segurança pública elementos que direcionam o atendimento a pessoas acometida de tendências suicidas da maneira que a proteção e o amparo das instituições cheguem para solucionar a situação de crise, passando a atuar conforme o protocolo estabelecido pelos técnicos, unificando e padronizando o acolhimento ao cidadão com comportamento suicida.