SELO BLOG FM (4)

Operação Petróleo: IPEM/RN intensifica fiscalização em postos de combustíveis

FOTO: DIVULGAÇÃO

A operação foi conduzida pelo Inmetro em todo o país. No RN foram realizadas 32 ações de fiscalização com a verificação de mais de duzentas bombas de combustíveis e medidores de volume

Entre os dias 18 e 27 de setembro, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou a Operação Dia Mundial do Petróleo. A ação foi conduzida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em todo o país, com  o objetivo de garantir a segurança dos produtos petroquímicos e assegurar a proteção do consumidor.

A ação abrangeu bombas medidoras de combustíveis líquidos e medidas materializadas de volume e veículos-tanque rodoviários (VTR). No Rio Grande do Norte foram realizadas 32 ações de fiscalização com a verificação de 234 bombas de combustíveis e 16 medidores de volume e encontradas apenas três irregularidades por erro de pressão no abastecimento e vazamento.

As bombas medidoras de combustíveis líquidos foram um dos principais alvos da operação, com 6.403 unidades verificadas em todo o Brasil. Essas bombas são fundamentais para garantir a medição precisa no abastecimento dos consumidores e, por isso, devem seguir rigorosos padrões de funcionamento. Também foram verificadas 334 medidas materializadas de volume, que são instrumentos utilizados para checar o volume entregue de combustível, e 907 veículos-tanque rodoviários, que transportam combustíveis e necessitam de verificações volumétricas periódicas.

Segundo Marcelo Morais, diretor de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro, os resultados da operação destacam a importância de manter um controle rigoroso sobre os instrumentos de medição. “O Inmetro reforça o compromisso com a proteção dos direitos do consumidor e a garantia de que os produtos comercializados atendam aos requisitos legais, promovendo a confiança nas relações comerciais. Essas ações de supervisão são fundamentais para que os consumidores paguem pelo volume exato que recebem, contribuindo para um mercado mais justo e seguro”, ressaltou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui