A operação do sistema de transporte público em Natal segue com frota de ônibus e linhas reduzidas devido aos recentes ataques perpetrados na cidade e em outros municípios do Rio Grande do Norte. Sem previsão para retorno ao funcionamento de dias normais, a disponibilidade dos veículos e itinerários vem sendo definidas em reunião um dia antes.
Participam da reunião, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e os sindicatos dos trabalhadores rodoviários (Sintro) e das empresas (Seturn).
Segundo o diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, não há uma data para retorno de 100% da frota de dias normais em Natal. A definição, de acordo com o sindicalista, passa por uma posição da Sesed na garantia da Segurança Pública.
“Pela parte do Sintro, a gente não vê nenhum empecilho para voltar 100% da frota, desde que haja a garantia de segurança para os operadores do sistema de transporte público”, afirma Gilvan Silva.
De acordo com o Sintro, cerca de 20% da frota de ônibus está rodando em Natal. Nesta segunda-feira (20), houve uma ampliação na quantidade de veículos em circulação na cidade. Pelo menos 60 ônibus e 23 linhas estão em funcionamento, segundo a STTU.
Questionada sobre o retorno do funcionamento normal das linhas de ônibus em Natal, a STTU afirmou que terá posicionamento após reunião desta segunda-feira, no fim da tarde.
Linhas de ônibus em funcionamento em Natal
A STTU informou que 15 linhas funcionariam nesta segunda-feira: 07, 08, 21,22, 29, 33, 38, 43, 50, 59, 60, 63, 73, 77 e 79. No início da manhã, a secretaria informou a inclusão de mais oito linhas: 15, 27, 35, 46, 51, 52, 54 e 70.
Tribuna do Norte