SELO BLOG FM (4)

Operação de Fiscalização Integrada realiza ação educativa com comerciantes de Ponta Negra

FOTO: SEMURB

Como forma de incentivar a conscientização ambiental sobre o uso dos espaços públicos, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou nesta sexta-feira (7) e segue até o dia 18 deste mês, uma ação educativa junto aos comerciantes que atuam na Praia de Ponta Negra, na Zona Sul. A iniciativa é parte da Operação de Fiscalização Integrada da Orla de Ponta Negra, coordenada pela pasta, e da qual participam também a Secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (STTU) e Guarda Municipal.

Atualmente em sua segunda fase, a Operação de Fiscalização Integrada de Ponta Negra objetiva coibir o uso indevido do espaço público e demais bens de uso comum na praia, tendo como foco o calçadão. Além de disciplinar o uso e operação dos quiosques e locadores de mesas e cadeiras em toda a extensão da Avenida Erivan França.

Segundo o Supervisor de Fiscalização, Felipe Gomes, a ação tem como foco a educação, orientando aos comerciantes sobre a correta utilização do espaço físico da Orla e vai até o dia 18 de outubro. “Nosso foco será uma ação educativa, onde iremos reforçar junto aos comerciantes por meio de panfletagem e do diálogo direto as questões importantes sobre a Operação na Orla. Além de explicar sobre o que pode e não pode ser feito no local, por exemplo, a proibição da utilização do calçadão como extensão comercial da sua atividade. E somente após finalizada essa fase e que voltaremos com as ações efetivas de fiscalização”, explica.

Iniciada em janeiro deste ano, a Operação Integrada na Orla de Ponta Negra vem realizando levantamentos de dados de cadastro dos comerciantes formais e informais que desenvolvem atividades na Orla, bem como, pesquisas de opinião com todos os usuários. Esses dados têm servido para a construção de um Plano de Ordenamento de Uso e Ocupação da Orla.

O Grupo de fiscalização para a Orla de Ponta Negra
O chamado Grupo de fiscalização para a Orla de Ponta Negra (GF/RN) foi criado pela Prefeitura do Natal pelo decreto datado do dia 11 de janeiro deste ano com a cooperação das secretarias municipais. Pela publicação cabe a Semsur a fiscalização do comércio informal, já a SMS por intermédio da Covisa – Coordenadoria Vigilância Sanitária verifica se os alimentos obedecem às normas sanitárias em vigor. Enquanto a STTU fiscaliza o uso indevido de vagas de estacionamento na Avenida Erivan França e a Semurb coordena toda a operação com o suporte da Guarda Municipal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui