SELO BLOG FM (4)

ONU: 364 civis foram mortos e 759 feridos na invasão da Ucrânia

Guerra/ Rússia/Ucrânia/ Imagem: Sergei Supinsky/AFP

No 11º dia da invasão da Ucrânia pela Rússia, uma missão de monitoramento da ONU divulgou que 364 civis morreram em meio aos confrontos e 759 pessoas ficaram feridas.

O destacamento das Nações Unidas pontua, porém, que o número real provavelmente é maior. O conflito foi conflagrado em 24 de fevereiro e, até o momento, as negociações de paz conseguiram somente um cessar-fogo parcial, que sequer é cumprido.

As vítimas foram contabilizadas até o último sábado (5/3) e já superam uma outra estimativa, desta vez do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Ainda de acordo com o comissariado da ONU para migração forçada, a Acnur, o conflito deflagrado pelos russos já tem saldo de 1,5 milhão de refugiados.

o outro lado do front, em solo russo, cerca de 3,5 mil pessoas que contestam a guerra foram detidos na manhã deste domingo (6/3), também no horário brasileiro.

Destes, quase 1,7 mil são de Moscou e outros 750 de São Petersburgo. Desde o início do conflito, alertam observatórios internacionais, mais de 11 mil pessoas foram presas na Rússia. No país, o presidente Vladimir Putin acirrou as medidas de controle social.

Apesar disso, a queda do rublo, moeda local, e a alta inflacionária gerada pelas sanções internacionais têm se somado aos motes pacifistas ecoados nas ruas da Rússia.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui