SELO BLOG FM (4)

Ônibus gratuito no Carnaval de Natal terá identificação para facilitar acesso dos foliões

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Os ônibus gratuitos que circularão durante o Carnaval de Natal 2025 serão identificados com adesivos para facilitar o reconhecimento pelos foliões. A informação foi confirmada pela secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Jódia Melo, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Band.

“Os ônibus estarão identificados, tanto na frente como nas laterais. A gente fez um adesivo especial para o Carnaval, com a logomarca do evento e a identidade visual. E lá tem escrito ‘transporte gratuito’. Então, ele já vai estar sabendo”, explicou a secretária.

O serviço, chamado de Transporte Folião, funcionará de quinta-feira 27 até a quarta-feira de cinzas, dia 5 de março, conectando os polos carnavalescos, como Ponta Negra, Nazaré, Nélio Dias e o Largo do Atheneu. Algumas linhas serão expressas, com menos paradas, para acelerar o deslocamento. “Temos duas linhas saindo de Ponta Negra para a Zona Norte, uma para a Zona Oeste e outras duas do Corujão. Os ônibus vão estar em comboio”, destacou Jódia Melo.

Na Redinha, onde a programação é diurna, o funcionamento será das 10h às 19h30. “Hoje, a Zona Norte não tem conexão direta com a Redinha, mas criamos linhas específicas para essa operação”, disse a secretária. “Haverá um terminal provisório na Redinha para organizar o fluxo”, completou.

A saída dos ônibus nos polos carnavalescos ocorrerá a partir das 23h30, com a última viagem 30 minutos após o fim dos shows, programados para terminar às 2h. A Prefeitura também definiu pontos específicos para embarque e desembarque de táxis, Uber e mototáxis. “A gente estava definindo isso com os secretários e a direção do turismo. Isso estará no mapa dos aplicativos para organizar a operação”, explicou Jódia.

O transporte será custeado integralmente pelo município neste primeiro evento da gestão do prefeito Paulinho Freire, mas a ideia é viabilizar patrocínios para o São João e outros eventos futuros. “Foi criada a Secretaria de Parcerias Público-Privadas para auxiliar nessa captação e ampliar o serviço”, afirmou a secretária.

A fiscalização contará com agentes de mobilidade e apoio da Guarda Municipal, especialmente na saída dos eventos. O transporte gratuito é uma novidade em Natal e poderá sofrer ajustes conforme a demanda. “É uma operação que pode passar por ajustes diários para melhor atender a população”, concluiu Jódia Melo.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui