SELO BLOG FM (4)

OMS autoriza uso emergencial da vacina de Oxford

COM A DECISÃO, PAÍSES MAIS POBRES PODERÃO RECEBER O IMUNIZANTE PELA COALIZÃO COVAX. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta segunda-feira (15), o uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 . Duas versões do imunizante entraram para a lista de aprovadas do órgão: a produzida pela AstraZeneca-SKBio, na Coreia do Sul, e a feita pelo Instituto Serum, na Índia.

“Apesar de ambas as empresas estarem produzindo a mesma vacina para a Covid-19, como elas são feitas em plantas de produção diferentes, precisaram de revisões e aprovações diferentes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Além delas, só uma outra vacina, a da Pfizer , tinha sido aprovada para uso emergencial pela OMS . Com a decisão, a vacina de Oxford poderá ser oferecida pela plataforma Covax , uma iniciativa da própria OMS para levar a vacinação a países mais pobres .

“Países sem acesso a vacinas até agora finalmente vão conseguir começar a vacinar seus profissionais de saúde e populações de risco, contribuindo para o objetivo da Covax Facility de distribuição equitativa de vacinas”, argumentou Mariângela Simão, diretora-geral assistente da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde.

O SAGE, grupo de especialistas da OMS par aimunização já tinha divulgado, na última semana, as orientações para uso da vacina de Oxford . O imunizante é um dos dois que estão sendo aplicados no Brasil , após autorização de uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

iG

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui