SELO BLOG FM (4)

Ocupação de UTIs volta a subir no RN, mas está muito longe do auge da pandemia

FOTO: ELISA ELSIE

O número de pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI no Rio Grande do Norte voltou a subir nos últimos dias, segundo dados da plataforma “Regula RN”, que monitora em tempo real a situação nos hospitais da rede pública de saúde.

Apesar disso, especialistas afirmam que a situação da pandemia ainda está sob controle no Estado, especialmente porque o cenário ainda está longe de se aproximar do auge da crise.

Com a volta dos eventos de massa e o fim da maioria das restrições de circulação, a quantidade de pacientes internados praticamente dobrou no RN: saiu de menos de 50 no início de outubro para 91 no feriado de Finados, nesta terça-feira (2). A taxa de ocupação ficou em 51%, considerando que há 177 leitos disponíveis apenas para tratar Covid.

No último pico de internações, registrado entre abril e maio de 2021, o Estado chegou a ter em um dia mais de 400 pacientes internados (exatamente 402 em 31 de maio). Com leitos insuficientes para atender a demanda, o Estado chegou a ter mais de 100 pacientes graves na fila de espera.

A procura por leitos também subiu, mas o patamar está distante do auge da pandemia. A média está em 28 solicitações por dia, quase o dobro do registrado há exatamente um mês, quando a média estava em 18 pedidos de leitos por dia. Em maio de 2021, essa média chegou a ficar em 133 por dia.

Casos têm ligeira alta; óbitos em queda

Apesar de ter tido uma leve alta em relação a setembro, o mês de outubro de 2021 registrou o 2º menor número de casos por Covid-19 no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia.

Dados reunidos pelo PORTAL DA 98 FM, com base nos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), mostram que apenas março e abril de 2020 (início da pandemia) e setembro de 2021 tiveram números mais baixos.

Em outubro, foram 4.389 casos, atrás apenas de março (82) e abril de 2020 (1.215) e setembro de 2021 (3.586).

Com relação ao número de óbitos, o mês de outubro só registrou mais mortes que março do ano passado, quando foi confirmada o 1º óbito por Covid no RN. No mês passado, foram 54 mortes, menor até que setembro, quando foram confirmados 55 óbitos.

No total, o Rio Grande do Norte tem 373.008 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia, com 7.391 mortes.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui