Após o segundo feriadão prolongado do segundo semestre de 2020, a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, acredita que o 7 de Setembro e o 12 de outubro sejam os primeiros termômetros da retomada do setor turístico do estado. Em entrevista à TV Tropical, na manhã desta terça-feira (13), a gestora da Setur, disse que a rede hoteleira do estado teve uma ocupação de 90% dos aposentos turísticos, incluindo os destinos de praias e serras.
Indagada sobre as aglomerações que se tem visto nas praias nos mesmo períodos mencionados, em especial em Pipa, e São Miguel do Gostoso, dois dos destinos mais procurados no estado, Ana destacou que o desrespeito aos protocolos de biossegurança tem acontecido nas ruas. Hotéis e restaurantes, estariam cumprindo os decretos. “Mas, infelizmente, as pessoas estão indo para as ruas, levando carros de som, bebidas”, disse ela.
Entre as medidas preventivas no setor, Ana informou que a Setur produziu uma cartilha direcionada ao turista. “Ele também tem responsabilidade. Ele tem que entender que, para vir para cá, ele tem que cumprir as regras, os protocolos adotados no nosso estado”.
Ana defendeu ainda que a preparação para a retomada junto à Fecomércio, Sebrae e Senac, surtiu efeito, e os empresários do setor estão colaborando com as medidas de segurança. Ela referiu-se ao plano de retomada elaborado junto a essas e outras entidades com as medidas protetivas de segurança sanitária. Para ela, essas medidas passam tranquilidade ao visitante. “Que seja um turismo seguro para mostrar ao turista”.
Para incentivar a visita ao estado, o governo por meio da Setur e da Secretaria de Tributação, criaram o projeto Turismo Cidadão que permite o acúmulo de pontos que podem ser trocados por hospedagem ou passeio de buggy, uma das 53 atividades produtivas do setor de turismo no Rio Grande do Norte. A medida tem dado certo e será ampliado na baixa temporada, disse Ana.