As obras de padronização das calçadas na avenida Amintas Barros seguem a todo vapor. O trecho compreendido entre a São José e a Jaguarari, em Lagoa Nova, está em fase de nivelamento com a retirada de estrutura existente, para instalação da nova. E deve avançar até a Rua dos Tororós ainda nesta semana. Na manhã desta quinta-feira (20), educadores da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estiveram no local para ação de conscientização.
A equipe distribuiu material com as principais orientações à população, visando informar sobre as obras e alertar sobre as medidas a serem adotadas enquanto as calçadas estiverem sendo executadas. Entre elas que respeitar a sinalização pelos pedestres e a atenção durante o trajeto.
É recomendado também que moradores e proprietários de empresas que tiverem acesso indisponível por alguns dias, estacionem nas proximidades visando agilizar o trabalho. E ainda, para que as empresas orientem seus clientes e se necessário ofereçam entregas via delivery devido as possíveis dificuldades de acessos na região durante a requalificação das calçadas.
As obras foram iniciadas na avenida Amintas Barros, em 30 de janeiro deste ano, e a previsão para conclusão, segundo cronograma da secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), é até o fim deste mês.
A Prefeitura ressalta que embora seja um transtorno, a ação acarretará numa grande benfeitoria para a população, a longo prazo, oferecendo mais acessibilidade. E por isso, ressalta a necessidade de compreensão dos moradores durante esse período.
Para a moradora e aposentada, Geralda Gomes Tavares, a obra vai trazer muitas melhorias para a vizinhança, que segundo ela, possui alguns transtornos para quem precisa andar a pé.
“Antes das obras, caminhar era muito perigoso, precisando olhar para o chão para evitar acidentes. Ajustar essas calçadas é algo muito bom, a da minha casa, por exemplo, estava precisando. Agora não vamos ter mais buracos e desníveis, dá até para caminhar na rua quando não queremos ir até o Bosque das Mangueiras. Com o acesso melhorado, os portadores de necessidades, gestantes e nós idosos seremos beneficiados”, diz.
A fiscalização urbanística da Semurb é responsável pelas notificações aos proprietários de imóveis sobre a execução das obras, e quando necessário solicitam as adequações para que a obra possa seguir.
“Uma comissão de engenheiros e arquitetos foi criada para avaliar os casos específicos observados durante a realização do trabalho e tirar as principais dúvidas de alguns moradores da região. Cada caso específico será tratado individualmente com suas questões inerentes”, explica o supervisor geral de fiscalização urbanística, Rana Santos.
No caso de dúvidas posteriores, a população é orientada a buscar os canais de ouvidoria do Município pelo telefone (84) 3616-9829, ou por e-mail: [email protected].
Obras em novos trechos
A partir do dia 24, as obras seguem para a Rua Jaguarari, no trecho compreendido a partir da Av. Lima Silva. E novo trabalho educativo será realizado na região nos próximos dias.
O projeto prevê investimentos na ordem de cerca de R$30 milhões em trechos de ruas e avenidas entre os bairros de Lagoa Nova e Tirol, distribuídos em três zonas denominadas: azul, roxa e zona amarela.
Ruas e avenidas de grande fluxo, como Nevaldo Rocha, Prudente de Morais, Salgado Filho, Afonso Pena, Romualdo Galvão e Hermes da Fonseca, também serão beneficiadas. Assim como a Raimundo Chaves, Nascimento de Castro, Cel. Norton Chaves, Xavier da Silveira e Régulo Tinoco.
As intervenções incluem nivelamento e padronização do piso, sinalização, mobiliário e arborização para garantir o direito de ir e vir com conforto e segurança.
A obra foi licitada pela Seinfra e estão de acordo com a norma de acessibilidade e do Plano Diretor, que prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Entre elas estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.