Uma das mais impactantes obras de infraestrutura pública de Natal, a reestruturação completa da avenida Felizardo Moura, ligação entre os bairros da zona Norte e o restante da cidade, também foi destaque nos últimos anos.
A sua entrega, pela Prefeitura do Natal, proporciona visíveis melhorias no tráfego de veículos e na segurança e conforto de pedestres que utilizam as calçadas no seu entorno, todas reformadas com a obra. “A reestruturação da avenida foi um presente para todos que circulam por aquela área. Observarmos a qualidade dos servicos e a sua funcionalidade para os motoristas, usuários do transporte público e pedestres e ciclistas que utilizam o local. É notável a diferença”, enfatizou Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura.
A obra na Av. Felizardo Moura possui nova drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. O projeto tem investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo promovido conjuntamente pela Prefeitura do Natal e pelo Governo Federal.
Em 2024, uma das obras de infraestrutura que modificaram a realidade da zona Oeste é a nova Av. Industrial João Motta, no KM 06. Os serviços, com valor total de mais de R$ 22 milhões, foram promovidos entre a Av. Capitão Mor Gouveia e a chamada ‘ponte das Lavadeiras’. “A obra deixou a avenida mais segura, moderna, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais nas calçadas, e conectada com a também modernizada avenida Felizardo Moura”, explicou Rafael Dias, secretário adjunto de Obras da Seinfra.
Trincheira
Ainda no escopo de serviços auxiliares à nova Av. Felizardo Moura, a Prefeitura do Natal, via Seinfra, promoveu a construção de uma trincheira na parte de baixo do viaduto da Urbana, e que liga o KM 6 à Felizardo Moura. “Ela elimina possíveis engarrafamentos naquele local e facilita o fluxo de quem vem da zona Norte”, explicou o secretário adjunto de Obras da Seinfra, Rafael Dias.
Macrodrenagem da zona Oeste
Também no guarda-chuva da Seinfra, a obra do túnel de macrodrenagem da zona Oeste foi retomado na gestão do prefeito Álvaro Dias.
Com a conclusão dos serviços, o túnel de macrodrenagem, que tem a extensão de 4,7 quilômetros, interligará o sistema de drenagem das águas pluviais entre as zonas Sul e Oeste da capital potiguar, com objetivo de eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré, em mais de 33 pontos de alagamento. A obra, orçada em R$ 188 milhões, é uma parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal. “É uma obra esperada pelos natalenses desde algum tempo. Infelizmente, a Prefeitura teve contratempos em determinado período e os serviços tiveram que paralisar. Mas nunca deixamos de nos reunir e buscar soluções aqui e em Brasília para retomar e concluir essa obra tão importante para a cidade”, ressaltou Carlson Gomes.
Ainda de acordo com o titular da Seinfra, o túnel de macrodrenagem não foi um serviço simples. Ele demandou muitos cuidados e responsabilidade dobrada com os trabalhadores e com a sua finalização. “Não é um túnel fácil. Fica a uma profundidade de 30 metros, abaixo do lençol freático. Por isso, toda a nossa preocupação com todas as suas etapas e o bom andamento da obra”, finalizou o secretário Carlson Gomes.