SELO BLOG FM (4)

OAB/RN e ex-presidente do MDB no RN lamentam morte do ex-deputado Roberto Furtado

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partida do ex-deputado estadual Roberto Furtado trouxe onda de pesar na política e área jurídica do Rio Grande do Norte. Em notas emitidas na noite desta quinta-feira (27), a Ordem dos Advogados no Rio Grande do Norte, e o ex-deputado federal e ex-presidente do MDB no Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves, lamentaram a morte da figura política, e relembraram a importância de Roberto para o estado. A OAB/RN decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-presidente da Ordem.

Ex-deputado estadual Roberto Furtado morre aos 91 anos
Roberto foi fundador do MDB no Rio Grande do Norte, presidente da OAB, secretário de estado, deputado estadual por três mandatos e vice-prefeito de Natal em 1985. Ele faleceu após 22 internado na UTI do Hospital São Lucas, na Zona Leste de Natal, onde tratava quadro de pneumonia.

Confira nota do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves:

“Descansou o amigo Roberto Furtado!Lutou tanto,internado desde o dia 5!Nos conhecemos quando fui para o MDB, que ele corajosamente fundou no RN!Resistência à ditadura,ele líder e exemplo,retidão,e coragem!Vai em paz para a Casa de Deus!Dona Marilda familiares e amigos,meus sentimentos”

Leia abaixo a íntegra da nota da OAB/RN:

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de seu ex-presidente da Seccional e Membro Honorário Vitalício (MHV), Roberto Brandão Furtado, aos 91 anos. A Seccional também decreta luto oficial de três dias a partir dessa sexta-feira (28).

Roberto Furtado foi presidente da OAB/RN no triênio 1981/1983, tendo exercido posteriormente também o cargo de Conselheiro Federal da entidade. Como presidente da OAB/RN, Roberto Furtado criou a Comissão de Direitos Humanos e presidiu, ainda, o Comitê de Anistia.

Fundador do MDB no Rio Grande do Norte, foi deputado estadual por três mandatos, foi vice-prefeito de Natal (1985), secretário de segurança pública do RN e secretário de administração pública. Também ocupava a Cadeira a 33ª cadeira da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte (ALEJURN).

O advogado era natural de Natal (RN), sendo filho do advogado, juiz e Desembargador João Maria Furtado e de Jacyra Brandão Furtado.

Em 2023, lançou o livro “Memórias de um Secretário”, no qual relata sua trajetória e resgata parte da história política e administrativa do Rio Grande do Norte.

A OAB/RN se une em oração com todos os familiares, a esposa Marilda e os filhos, Gina, Maria Helena, João Roberto, Ana Roberta, 5 netos e 2 bisnetas e amigos, a fim de que encontrem consolo e amparo nesse momento de saudade.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui