Especialistas em mobilidade urbana e elétrica na Alemanha discutiram, em Natal, como moldar um futuro urbano mais limpo, eficiente e sustentável, a partir de estratégias que incentivam o tráfego de pedestres, caminhos mais fluidos para o transporte público, o uso de bicicletas e também de veículos elétricos.
“O nosso desafio é oferecer a atratividade do transporte público”, disse o diretor de planejamento de trânsito da cidade de Nuremberg, Frank Juelich, na palestra de abertura do evento “Mobilidade Urbana e a Mobilidade Elétrica no Brasil”.
A troca de experiências na área, promovida pelo SENAI do Rio Grande do Norte em parceria com a bbw gGmbh – braço de um dos principais players em formação e qualificação profissional do país europeu, o Grupo bbw – integrou a programação dos 70 anos da Federação das Indústrias do RN (FIERN). O evento foi realizado na segunda-feira (02), na Casa da Indústria, e contou com o apoio do Ministério da Economia do estado alemão da Baviera.
O consultor Martin Wahl, da Divisão Internacional do bbw gGmbH, explicou na abertura que a programação é derivada de missão internacional que o SENAI-RN realizou em 2022 na Alemanha. “Nós fomos desafiados a percorrer os diferentes roteiros programados a pé ou utilizando modais de transporte públicos”, relembrou o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. “Apenas caminhando, foram aproximadamente 100 Km”, disse. Os palestrantes que realizaram as melhores apresentações para o grupo em território alemão foram os convidados para a Conferência potiguar nesta semana.
O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou na abertura do evento que a “eletromobilidade é uma discussão que o mundo pede” e que para Natal e o Rio Grande do Norte também é fundamental. “É um sonho para qualquer pessoa que pense no futuro”, disse. Ele destacou, ainda, a solidez da parceria construída entre o Sistema FIERN, por meio do SENAI, e a Alemanha – “para formar essa belíssima corrente do conhecimento e da vontade de fazer”.
A programação contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, do consultor da cooperação internacional Brasil-Alemanha, Andrea Dohle, da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, Amora Vieira, e de instituições como Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Secretaria de Segurança Pública do RN, Senac, Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), WEG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). Estudantes de cursos nas áreas de eletrotécnica e administração do SENAI-RN também participaram.
Planejamento
Diretor de planejamento de trânsito da cidade de Nuremberg, o geógrafo Frank Juelich abriu as apresentações com a palestra “Mobilidade Urbana – desafios e abordagens – o exemplo da cidade de Nuremberg”, que tem 500 mil habitantes.
Juelich falou sobre o Plano de Mobilidade da cidade, detalhando o planejamento de longo prazo – que, no caso de Nuremberg, contempla ações em frentes como aceleração do transporte público, estímulo ao uso de bicicletas e ao tráfego seguro de pedestres, segundo ele, “negligenciado por décadas, embora o caminhar seja a forma mais natural de locomoção”.
O especialista apontou como fatores que influenciam nesse aspecto o volume de tráfego, a segurança viária, rotas viárias, áreas verdes e iluminação. Entre problemas a serem enfrentados, por sua vez, citou a falta de acessibilidade, incluindo calçadas obstruídas por estacionamento ilegal e a ausência de rampas em cruzamentos.
“O objetivo da estratégia de mobilidade a pé é fazer com que mais pessoas caminhem com prazer e com mais frequência, sentindo-se seguras durante o percurso”, acrescentou.
A cidade de Nuremberg também identificou que 58% das viagens internas de carro envolvem distâncias menores do que 5km e quer aumentar a participação do ciclismo na área.
No caso do transporte público, entre os objetivos do planejamento estão a redução do tempo de viagens, o aumento da pontualidade e da confiabilidade, melhoras na qualidade do serviço e na acessibilidade.
Juelich defende que os automóveis sejam reduzidos radicalmente no centro da cidade e que espaços para carros devem ser transformados em espaço para as pessoas.
“No mesmo processo o transporte público precisa ganhar atratividade. Cada cidadão deve conseguir um transporte adequado, com facilidade para chegar no lugar de trabalho e em serviços de saúde e abastecimento de alimentos, lugares culturais etc”, analisa. “O nosso desafio é oferecer essa atratividade, para as pessoas poderem decidir quais meios de transporte gostariam de usar e mudar, quando for o caso, esse meio de transporte”, complementou na apresentação.
Membro há 16 anos da Comissão de Peritos em Planejamento de Transportes da Associação Alemã de Cidades e Vilas, ele foi também o gestor à frente do sistema dinâmico de orientação do tráfego e transportes para o Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2006, em Nuremberg. Desde 2007 é chefe do gabinete de Planejamento de Transportes da cidade.
Comunidade
Para discutir “Como a mobilidade sem emissões está mudando a comunidade” a convidada do evento foi a gestora de eletromobilidade da cidade de Munique, Pia Fuchs. Especialista com foco em ônibus elétrico e meios de transportes públicos elétricos, ela defendeu que a mobilidade neutra em termos de clima vai além dos carros elétricos. Ressaltou, ainda, a necessidade de um bom serviço para o cidadão e da otimização da rede de transporte público.