A semana foi de volta às aulas em boa parte das escolas particulares de Natal. Apesar de os protocolos serem os mesmos postos em prática ainda em 2020, o ingresso de alunos pelas portarias confirma: o número de aderentes às aulas presenciais aumentou no início deste ano letivo na capital potiguar.
Quem compartilha dessa experiência é o Complexo Educacional Contemporâneo, que possui duas unidades na cidade. Segundo dados da escola, 83,5% dos alunos estão tendo aulas presenciais a partir desta semana, um acréscimo de 17% quando comparado ao número de estudantes que concluíram 2020 já em sala de aula.
A educadora Mônica Guimarães, gestora educacional da instituição, explica que o próprio relato positivo dos alunos e de suas famílias sobre a oferta das aulas presenciais motivou a presença de mais estudantes em 2021. Além disso, a retomada de outras atividades e a chegada da vacina deram a sua contribuição.
“As escolas tiveram que se adaptar rápido para manter a oferta do ensino em sua plenitude, mesmo a distância. Depois, a busca foi por preparar toda a estrutura física e treinar a equipe para a retomada. A experiência exitosa da volta às aulas presenciais no ano passado, com todos os cuidados, deu segurança às famílias”, conta ela.
A estudante Ana Júlia Brito, de 12 anos, externa estar bastante satisfeita em retomar a rotina com a presença de quase que a totalidade dos colegas. “Quando voltamos à aula presencial, foi ótimo reencontrar amigos e professores, mas alguns deles ainda não estavam presentes e sentimos a sua falta. Agora tudo está bem próximo do que era antes”, disse ela.
Escolas como o Contemporâneo seguem com a opção de oferta do ensino 100% virtual, para atender às famílias que ainda não se sentem seguras para o presencial ou que possuem pessoas no grupo de risco. Desse modo, mesmo com a adesão crescente para a transmissão de conhecimentos in loco, ainda é assegurado o acesso às aulas em casa, a partir do uso de celulares ou de computadores.