Tendo como primeiras medidas o corte de gastos, incluindo gratificações e diárias, a Prefeitura do Natal também planeja outras ações sob a gestão de Paulinho Freire (União Brasil) para os primeiros meses de mandato. Empossado para o cargo de secretário de Administração de Natal, Brenno Queiroga aponta que entre as medidas prioritárias e os desafios estão a eficiência da máquina pública, com adoção de tecnologias e inovações, incluindo uma central de compras, reavaliação de contratos e possibilidade de concursos públicos.
“Muita eficiência, tecnologia, inovação e modernidade para tornar a máquina pública de Natal mais célere e mais eficiente para atender melhor ao cidadão. A Semad presta serviço aos servidores e aos outros secretários, não prestando serviço diretamente ao cidadão, mas ela é aquele coração pulsante que roda as licitações, contratos e tudo o que faz as ações acontecerem”, disse Queiroga.
“Estamos montando uma Central de Compras pra melhorar o processo de contratação da Prefeitura do Natal, melhorando a gestão dos contratos”, diz. “Todos os contratos precisam ser, de forma contínua, avaliados. É uma postura da gestão pública, então vamos estar sempre melhorando os contratos existentes, aprimorá-los e fazer novos contratos mais modernos”, diz.
Engenheiro de formação, Brenno Queiroga foi candidato à governador em 2018 com a experiência de ter sido prefeito de Olho D’Água dos Borges. Atuando como secretário agora em Natal, ele cita que quer trazer inovações “na palma da mão” para a máquina pública em Natal.
“Queremos trazer para o servidor, secretário todos os serviços na palma da mão, de forma intuitiva e célere. Queremos modernizar os contratos públicos, dar mais celeridade às ações de manutenção predial, de Tecnologia da Informação dentro da gestão pública. O prefeito Paulinho fala muito em eficiência, o que é muito bom. Queremos reduzir a frota de veículos alugados, trazer questão de aplicativos para dentro da gestão pública. São diversas ações que deverão ser apresentadas”, cita.
Ainda segundo o titular da pasta, Brenno Queiroga, a possibilidade de concursos públicos para áreas sensíveis, como Guarda Municipal, Saúde, Mobilidade Urbana, entre outras, será avaliada “com muita responsabilidade”.
“Sabemos da necessidade do concurso, mas precisamos saber a real necessidade desse concurso. Estamos tomando pé dos servidores disponíveis, analisando caso a caso, função, lotação, subordinação, hierarquia das pastas, para conseguirmos preencher esse quebra cabeça e vermos qual a pedra que está faltando para tocarmos os concursos”, explica.
Tribuna do Norte