SELO BLOG FM (4)

Novo estudo clínico testa medicamento para reduzir a duração dos sintomas da Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

Tosse, falta de ar, sensação de febre, fadiga, náusea, calafrios, dores de cabeça ou dor de garganta são alguns dos sintomas comuns da Covid-19. E se você está nessa condição, pode ser um voluntário do novo estudo do Instituto Atena de Pesquisa Clínica, o SCORPIO-HR. Trata-se de uma pesquisa para analisar se um medicamento experimental para a COVID-19 pode ajudar a resolver os sintomas da doença mais rapidamente em pessoas que tiveram teste positivo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 10% e 20% das pessoas que tiveram a Covid-19 são afetadas por sintomas prolongados, que podem ser leves ou muito graves e persistirem por semanas ou meses após a fase aguda da infecção. O estudo em andamento também verificará o potencial desse remédio para a redução do risco da COVID Longa.

“Esse estudo clínico, que acontece em 20 (vinte) países, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes”, diz Hugo Diógenes, pesquisador principal do estudo no Instituto Atena. “Os estudos clínicos são uma oportunidade para que as pessoas auxiliem hoje os pesquisadores a promover avanços na ciência e nas práticas clínicas, com o objetivo de obter remédios mais eficazes no futuro. Novos medicamentos são necessários para oferecer opções de tratamento para pessoas que testaram positivo para COVID-19”, acrescentou.

Para ser um voluntário do estudo a pessoa precisa ter 18 anos ou mais, ter diagnóstico positivo para Covid-19 nos últimos três dias e apresentar um ou mais sintomas da doença, e ser portador de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares. Pessoas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamentos com imunossupressores também são elegíveis. Segundo a médica e diretora do Instituto Atena, Sanali Paiva, o objetivo no momento é inscrever uma grande variedade de participantes e avaliar o porquê de as pessoas serem acometidas de formas diferentes, dependendo da idade, sexo, gênero e até etnia.

“Cada um de nós tem um papel a desempenhar na luta contra o COVID-19. Se você teve sintomas e testou positivo para COVID-19 nos últimos três dias, pode nos ajudar a compreender se é possível reduzir a duração dos sintomas da COVID-19. O Instituto Atena tem orgulho de participar do avanço no desenvolvimento de novas terapias para COVID-19, por meio de nosso envolvimento no SCORPIO-HR”, ressaltou Sanali Paiva.

Os participantes serão acompanhados por aproximadamente 24 semanas e terão pelo menos oito consultas de estudo para avaliações. As consultas de estudo podem ser realizadas no Instituto Atena, na casa do voluntário ou por telefone (consultas de telemedicina). Os participantes poderão receber o tratamento padrão disponível localmente para Covid-19 durante o estudo, exceto medicamentos que possam interagir com o medicamento experimental utilizado na pesquisa.

Interessados em participar do estudo como voluntário podem entrar em contato com o centro de pesquisa pelo telefone fixo (84) 2020-3430 ou WhatsApp (84) 99992-0089. O Instituto Atena fica na Av. Floriano Peixoto, 385 – Tirol, Natal-RN.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui