SELO BLOG FM (4)

Novo Distrito Industrial de Macaíba vai gerar 3 mil empregos só na 1ª etapa

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PP), destacou que o município se prepara para um salto na geração de empregos com a criação de um terceiro Distrito Industrial. O projeto, segundo ele, tem potencial para garantir aproximadamente 3 mil novos postos de trabalho já em sua primeira etapa e representa um marco para o desenvolvimento econômico da cidade.

O novo polo ocupará uma área de 25 hectares de terra, às margens da Avenida Humberto Pessoa, a apenas 800 metros da BR-304 e em rota de acesso para o Aeroporto Aluízio Alves, na cidade vizinha de São Gonçalo do Amarante. Para Emídio, a localização privilegiada será um dos grandes atrativos para as empresas interessadas em se instalar no município.

Os detalhes do projeto do novo Distrito Industrial foram apresentados por Emídio Júnior nesta quinta-feira 25 em entrevista ao programa Central Agora RN, da TV Agora RN (YouTube).

O prefeito explicou que a infraestrutura do distrito será pensada para oferecer todas as condições necessárias às indústrias. “Toda a infraestrutura, desde drenagem, água, energia, iluminação, asfalto, murado… Essa é a nossa ideia: fazer tudo de forma organizada, com os lotes devidamente divididos, pronto para a empresa chegar e se instalar”, disse Emídio.

Segundo ele, a estimativa inicial é de R$ 20 milhões em investimentos. Ele disse ter percorrido gabinetes de deputados federais e senadores em busca de emendas parlamentares para viabilizar o projeto. Apesar do valor elevado, ele diz que o retorno econômico e social é garantido pela geração de empregos e pela movimentação do comércio local.

“Vai ser um divisor de águas para o nosso município, porque são empregos gerados. A arrecadação do município, mesmo que nós tenhamos uma parte de isenção, há o incremento. Não tem como ter prejuízo, não. O município vai avançar e muito, porque as famílias trabalhando lá estão garantindo o seu sustento, que vai gastar no comércio local”.

Hoje, Macaíba já conta com dois polos industriais em funcionamento, onde estão instaladas 56 indústrias. Esses empreendimentos são responsáveis por mais de 6 mil empregos diretos.

Investimentos em saúde, educação e segurança

Além da pauta industrial, o prefeito apresentou um panorama dos investimentos conquistados pela Prefeitura em diversas áreas. Ele citou a articulação com parlamentares em Brasília e o resultado das parcerias firmadas nos últimos anos.

Entre os destaques, Emídio mencionou quatro unidades de saúde em construção, fruto de emendas enviadas pela senadora Zenaide Maia (PSD). As obras já estão em fase de conclusão. Outro projeto em andamento é o ginásio poliesportivo de Cajazeiras, que deve ser entregue em breve.

No campo educacional, a principal novidade foi a inauguração da Escola Iolanda Chaves de Lucena, apresentada como a escola pública mais moderna do Rio Grande do Norte. “Nós temos lá o reconhecimento facial. A mãe recebe a mensagem na hora que a criança chegou. Na hora que a criança sai, recebe também outro comunicado. Nós temos lá o botão de pânico, caso tenha algum problema durante o horário do expediente. Nós temos cercamento eletrônico, que quando as atividades da escola são encerradas, é acionado”, relatou.

A estrutura também conta com salas climatizadas, datashows, laboratório de informática e espaço dedicado às crianças com autismo. O prefeito ressaltou que a escola substituiu antigas instalações precárias, que funcionavam em baias de cavalos. “É uma escola que está parecendo uma casinha de boneca, um negócio bacana, bonito, de verdade”, disse Emídio.

Na área da segurança, Emídio lembrou que a cidade partiu do zero para criar sua própria estrutura. “Quando assumimos a gestão, não existia um papel riscado com o nome Segurança Pública. Então, partimos do zero, literalmente do zero.”

Ele destacou a implantação da Secretaria de Segurança, a criação de um Conselho Municipal, a instalação de uma central de videomonitoramento e o processo de formação da Guarda Municipal, que contará inicialmente com 50 integrantes. A qualificação dos agentes será feita em parceria com a Guarda Municipal de Natal.

“Já convocamos 50 guardas para que a gente possa iniciar a primeira turma e eles fazerem esse treinamento. Logo após o treinamento, já faremos a tramitação para estarem na rua”, explicou o prefeito de Macaíba.

Outros avanços citados foram a doação de um terreno para o Governo do Estado construir o Batalhão de Cavalaria da Polícia Militar e os planos de criar um complexo de segurança pública nos próximos anos, integrando diferentes forças de segurança.

“A gente vai votar em quem ajuda Macaíba”, afirma Emídio Júnior

Embora tenha evitado se aprofundar em definições eleitorais, o prefeito não deixou de comentar sobre os apoios que podem ser construídos para 2026. Ele destacou a boa relação com alguns parlamentares, como o deputado estadual Kleber Rodrigues (hoje no PSDB, mas a caminho do MDB) e o deputado federal João Maia, presidente estadual do PP – partido ao qual Emídio está filiado.

“Todo mundo sabe, é público e notório, que a gente tem um grande entrosamento com o deputado estadual Kleber Rodrigues, que é um grande parceiro de Macaíba, um camarada que está sempre conosco, participando ativamente das ações do nosso município. Assim como o deputado federal João Maia, que é um grande parceiro também da nossa gestão. É presidente do nosso partido e tem nos ajudado bastante”, argumentou.

Questionado sobre possíveis apoios ao Senado e ao Governo do Estado, Emídio reforçou que a prioridade será escolher candidatos que tragam benefícios concretos ao município. “A gente vai votar em quem ajuda a Macaíba. Então, na hora que nós temos aqui o candidato A, o candidato B, o candidato C, vamos verificar aquele que mais ajudou Macaíba. Isso aqui é uma premissa que a gente bateu na tecla desde lá de trás.”

No caso da disputa para o Senado, durante a entrevista Emídio sugeriu ter maior afinidade com as pré-candidaturas de Styvenson Valentim (PSDB) e Zenaide Maia (PSD), pelos recursos enviados a Macaíba.

Ao ser questionado sobre quem teria feito mais por Macaíba, se Zenaide ou a governadora Fátima Bezerra (PT) – que também será candidata ao Senado –, ele despistou: “A gente vai colocar tudo na ponta do lápis. Mas eu acredito que essa pergunta é bem fácil de responder. Basta ver as ações de ambos que foram feitas por Macaíba. Basta caminhar nas ruas da cidade, observar as estradas, fazer os comparativos”.

Ele ainda acrescentou: “Agora ainda é o momento de cultivar, porque inclusive de plantar já foi. É importante a gente cultivar para que a gente possa colher bons frutos. Se eu plantar e cultivar bem, eu vou colher bons frutos. Agora, se porventura eu não plantar, consequentemente eu não vou cultivar, lógico que também não vai colher.”

O prefeito disse ainda que, apesar da proximidade com nomes já citados, como senadores e deputados que enviaram recursos, o momento de consolidar apoios ainda não chegou. “Eu acho de fato que ainda é muito cedo, mas a partir do momento que as candidaturas de fato e de direito estejam postas, de forma mais clara, mais objetiva, e sim, a gente ouvindo aqui o nosso grupo político, ouvindo aqui a nossa população, fazendo análise do trabalho, a gente vai sim se posicionar e definir quem será aqui o nosso candidato.”

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui