O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Sul – já está funcionando em novo endereço: na rua Tereza Bezerra Salustino, 1906, Lagoa Nova. Assim, a sede está melhor localizada, pois fica no centro dos bairros da zona Sul e próximo a vários pontos de ônibus, melhorando o acesso da população ao serviço, que anteriormente funcionava em Ponta Negra, extremo da região Sul da cidade.
A coordenadora do Creas Sul, Valesca Pinheiro, destaca que as novas instalações oferecem mais conforto e privacidade aos atendimentos individuais, familiares e em grupos. Essa privacidade e acolhimento é essencial, segundo a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias. “Os Creas recebem casos de maior complexidade, como abuso sexual, violência doméstica intrafamiliar, violência contra a pessoa idosa e adolescentes em conflito com a lei”, ressalta, lembrando que é fundamental que os natalenses mudem a postura diante da violência, em especial a intrafamiliar, registrando e denunciando qualquer tipo de violência, pois a omissão em denunciar aumenta significativamente o número de pessoas violentadas.
Já a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ângela Maria Lopes, acrescenta que a nova sede abriu espaço inclusive para acomodar a coordenação das medidas socioeducativas, melhorando as condições de trabalho para os servidores e o atendimento aos adolescentes assistidos. Atualmente, a equipe técnica do Creas Sul atende 128 famílias em situação de violação de direitos. O quadro de servidores é composto por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo, educadores sociais, auxiliar administrativo e equipe de apoio. Em caráter excepcional, o atendimento na unidade será das 9h às 16h. Os telefones de contato são 3232. 3353 e 3232.4776.
SAIBA
O Creas busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução das relações familiares, através da superação da situação apresentada, quando é possível. Em Natal, os Creas são divididos por zonas (Norte, Sul, Leste e Oeste) e oferecem um serviço de acolhimento, orientação e acompanhamento com atendimento especializado e continuado às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos no município.
São público-alvo do Creas as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, violência física, psicológica e negligência, violência sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade por adolescentes, entre outras.