SELO BLOG FM (4)

Novembro Azul: LIGA alerta para o diagnóstico tardio do câncer de próstata no RN

O CÂNCER DE PRÓSTATA AINDA ACOMETE MUITOS HOMENS NO RIO GRANDE DO NORTE. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para o câncer de próstata ser a segunda principal causa de óbitos em homens em todo o mundo. Com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, o cuidado com a saúde e a importância dos exames regulares com médicos especializados, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer entra na campanha do Novembro Azul.

“O Novembro Azul busca mostrar aos homens que a saúde precisa ser uma prioridade e que a ida ao médico deve ser uma rotina, assim como é para as mulheres no caso dos exames preventivos. O urologista não cuida somente da próstata, mas do aparelho urinário e reprodutor como um todo, então é imprescindível para o homem ter uma vida saudável, fazendo visitas anuais ao profissional”, ressalta o superintendente da Liga a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, Roberto Sales.

O câncer de próstata ainda acomete muitos homens no Rio Grande do Norte. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam, somente no ano passado no Rio Grande do Norte, 8.470 novos casos de neoplasias malignas, com destaque para as de próstata, nos homens, e mama, nas mulheres. Só na Liga, em 2018, foram detectados 633 novos casos, número que representa um aumento de 14% em relação a 2017.

A doença pode ser prevenida mantendo hábitos saudáveis (não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter um bom peso corporal), porém, os principais fatores de risco são a hereditariedade e a idade (tanto a incidência, quanto a mortalidade, aumentam significativamente após os 50 anos), por isso é indispensável o acompanhamento médico.  “Muitas vezes, os sintomas só aparecem no estágio avançado, prejudicando a agilidade do diagnóstico e, consequentemente, do resultado do tratamento. Por outro lado, os sintomas aparecem de forma gradativa e, por serem parecidas com doenças comuns do aparelho urinário, muitos homens não procuram um médico ao sentirem os primeiros sintomas”, destaca Roberto Sales. 

Segundo dados do INCA, em 2018, 68 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no Brasil, sendo estimadas mais de 13 mil mortes por ano.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui