
Nove aves silvestres foram resgatadas pela fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) nesta quinta-feira 25, no bairro de Neópolis, zona sul de Natal. Entre as espécies estavam dois papagaios, dois canários-da-terra, um sabiá-da-mata, um golinha, um corrupião, uma rolinha-cascavel e uma craúna.
A vistoria ocorreu em duas residências. Inicialmente, os fiscais se deslocaram para averiguar uma denúncia de maus-tratos a animais domésticos, que não se confirmou. No retorno, a equipe identificou uma casa onde era mantida ilegalmente uma craúna.
Em um segundo imóvel, alvo de denúncia já cadastrada junto ao órgão, foram encontrados outros oito animais silvestres, incluindo os dois papagaios. Os responsáveis pelos animais não resistiram à ação da fiscalização.
Todos os animais foram resgatados e encaminhados à sede da Semurb. As pessoas envolvidas poderão ser autuadas com base na Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. As aves passarão por avaliação e serão reintroduzidas em habitat natural.
A criação e manutenção de animais silvestres sem autorização é crime federal, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que estabelece sanções para condutas que afetam a fauna, a flora e os recursos naturais.

