A nova variante do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez em Manaus (AM), já se encontra em 12 estados brasileiros. A nova variante está sendo chamada de P.1.
Governantes e especialistas alertam para o fato de que a nova cepa do coronavírus é mais agressiva, inclusive com pessoas mais jovens e sem comorbidades.
De acordo com o Ministério da Saúde, a nova cepa do vírus já foi identificada em Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, São Paulo, Ceará, Piauí, Santa Cantarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Amazonas e São Paulo já possuem transmissão local, ou seja, a nova variante do coronavírus já se espalhou pelos dois estados.
O prefeito da cidade de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), declarou, em entrevista ao O Globo que, por conta da “velocidade de contaminação e agressividade dessa nova cepa, o ano de 2021 será pior que 2020 em relação à pandemia”.
Além da disseminação mais rápida do vírus, Edinho também aponta que “os problemas também serão enormes em relação ao gasto com a saúde pública”.
Forum