A nova Unidade Básica de Saúde de Pirangi, localizada no Distrito Sanitário Sul de Natal, será entregue na próxima terça-feira (21), totalmente reformada, proporcionando mais conforto, acessibilidade necessários para os pacientes e uma melhor ambiência para os usuários e servidores.
Com uma média de aproximadamente dois mil atendimentos por mês, a unidade será a 25° a ser inaugurada pelo prefeito Carlos Eduardo, no maior programa de reforma, ampliação e construção de Unidades de saúde da história de Natal. A reforma da Unidade custou R$ 161.774,01, com recursos próprios do Município e do Governo Federal, por meio do Programa Requalifica Atenção Básica.
A reforma segue o padrão de qualidade das unidades de saúde que já foram entregues e merece destaque pela nova acessibilidade para portadores de necessidades especiais, contemplando a construção de duas rampas, além de portas ampliadas e banheiros apropriados para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, a unidade ganhou salas climatizadas, pintura nova, segurança com grades nas janelas e uma fachada completamente modificada.
A UBS Pirangi conta com dois médicos clínico geral, dois ginecologistas, três enfermeiros, dois nutricionistas, um psicólogo e um assistente social, e oferta serviços de pediatria, ginecologia, nutrição, psicologia, antitabagismo e consultas com hipertensos e diabéticos. Entre as novidades no atendimento estão a realização dos testes do pezinho, acupuntura e os testes rápidos que servem para detectar HIV e Sífilis.
Para a diretora da unidade, Erimary Souza, o foco principal está na acessibilidade, que antes da reforma causava um contratempo para os deficientes físicos que queriam ser atendidos. “Trabalhar em uma unidade completamente nova vai ajudar a aumentar autoestima dos servidores, fazendo com que eles se sintam mais confortáveis com a qualidade do atendimento. A comunidade está adorando”, comentou.