“Quando cheguei à Prefeitura de Natal encontrei o Procon Natal tímido. Reorganizamos o instituto. E quando voltei em 2013, convoquei Kléber Fernandes para reestruturar o Instituto. Depois, chamei Aíla Cortez para a direção do Procon. Hoje o instituto é uma realidade”, disse o prefeito Carlos Eduardo ao inaugurar a nova sede do Procon Natal, na manhã desta sexta-feira (22).
Ele observou que a atual estrutura do Procon Natal terá capacidade de atender mais de 100 consumidores e fornecedores por dia. “É com esse espírito de justiça que ampliamos a capacidade de atendimento do Procon. Queremos que os consumidores e fornecedores sejam bem recebidos e orientados por nossa valorosa equipe. Sintam-se em casa”, assinalou Carlos Eduardo.
Abençoado pelo padre Valdir de Moraes, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, o prédio de 450m2 do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), funcionará oficialmente a partir de hoje na rua Ulisses Caldas, esquina com a Vigário Bartolomeu, na Cidade Alta. Foi entregue à população completamente equipado e adaptado para portadores de deficiência, com capacidade de atender mais de 100 consumidores e fornecedores por dia.
A nova sede do Procon possui duas salas para audiências simultâneas, auditório e área para atendimento ao público em geral. São cerca de 40 servidores capacitados para receber as denúncias, encaminhar procedimentos e para agir na fiscalização e em processos voltados para a educação.
“O Procon não age apenas para punir. Ele é sobretudo um órgão educador. Essa nova sede irá facilitar ainda mais esse trabalho e nos tornarmos referência para o país”, explicou Aíla Cortez, diretora-geral da entidade.
O prédio onde passa a funcionar o Procon Natal foi afetado (assume a titularidade) pela Prefeitura do Natal ainda no início da gestão Carlos Eduardo, e foi completamente reformado com verbas do Fundo Municipal do Consumidor. Foram investidos R$ 600 mil na obra, mobília e equipamentos. “O instituto está modernizado para atender ainda melhor ao público. A nossa responsabilidade é diária e enorme. Estamos ampliando nosso atendimento por WhatsApp, e-mail e temos um pequeno call center à disposição dos consumidores e fornecedores”, comentou a gestora.