SELO BLOG FM (4)

Nova sede da Unidade I do Cadastro Único/Bolsa Família é inaugurada

NOVA SEDE DA UNIDADE I DO CADASTRO ÚNICO/BOLSA FAMÍLIA É INAUGURADA

As novas instalações da Unidade I do Cadastro Único/Bolsa Família foram entregues pelo prefeito Carlos Eduardo e pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira. A nova sede fica localizada na Av. Nascimento de Castro, 2054, Lagoa Nova. A mudança se deu em virtude da necessidade de oferecer um atendimento com mais conforto e acessibilidade aos usuários. O local também dispõe de um amplo arquivo, contendo os cadastros de todos os beneficiários residentes em Natal. Ao todo, a capital potiguar possui 45 mil cadastros ativos do programa bolsa-família.

A unidade absorve a população que faz uso dos benefícios sociais oferecidos pelo poder público. No local são realizados Cadastramento e recadastramento do Cadastro Único/Bolsa Família, verificação de benefícios do programa Bolsa Família, consulta de situação cadastral e encaminhamentos à rede socioassistencial, conforme demandas apresentadas pelas famílias. A Unidade I do Cadastro Único funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h. As famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total devem se inscrever no Cadastro Único para receber benefícios.

A dona de casa Andressa Brito foi até o local para renovar o cadastro do bolsa família. Ela disse que ficou encantada com as novas instalações do local e com o atendimento recebido: “Estou muito satisfeita. Fui muito bem tratada, a atendente foi muito atenciosa e as novas instalações ficaram muito boas. Nós usuários agradecemos esta atenção”, declarou.

Carlos Eduardo falou do esforço que atual gestão fez para reativar os programas de assistência social coordenados pelo município, lembrando que ele recebeu a Prefeitura com todos as ações da Semtas paralisadas. Ele disse ainda que programas como o bolsa família são essenciais para o desenvolvimento da população, vez que objetivam a transferência de renda. “O nosso compromisso é com o cidadão. Oferecer o que tem de melhor. A nova sede da Unidade I do Cadastro Único/Bolsa Família está mais confortável, com mais acessibilidade, além de ter recebido reforço na equipe de servidores para oferecer um atendimento mais humanizado aos usuários”.

A titular da Semtas, Ilzamar Pereira, destacou que o arquivo existente no local permite um maior controle dos cadastros, evitando possíveis fraudes ao sistema: “Ter o controle destes cadastros é muito importante para a segurança do sistema, inibe fraudes e evita o desperdício do dinheiro público, já que poderemos checar as informações em tempo real”, completou.

O Cadastro Único tem por objetivo retratar a situação socioeconômica da população no município de Natal/RN. Esta ferramenta permite o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda, possibilitando conhecer as principais necessidades da população pobre e/ou extremamente pobre subsidiando a formulação e a implantação de políticas públicas. A utilização do Cadastro Único proporciona maior abrangência dos programas sociais, como o Bolsa Família, além de identificar os potenciais beneficiários e evitar a sobreposição de programas para uma mesma família”, explica a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

A revisão cadastral é uma das rotinas de controle do Bolsa Família que tem mantido o foco do programa de transferência de renda nos mais pobres. Ela se repete todos os anos. Por meio desse processo, cada família deve atualizar seus dados a cada dois anos e são chamadas, por meio de carta e do extrato do pagamento, a comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à sede do Cadastro Único, em Lagoa Nova.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui