Deflagrada em março de 2015, a Operação Zelotes, que investiga um esquema de compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por grandes empresas, entrou em uma nova fases nesta quinta-feira (25) , com uma ação da Polícia Federal que cumpre mandados nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. O alvo principal da PF nesta fase da operação, é a empresa siderúrgica Gerdau.
Com operações industriais em 14 países, a Gerdau teria tentado anular débitos que chegam a R$ 1,5 bilhão – segundo as investigações da PF – por meio de contratos com escritórios de advocacia e de consultoria, os quais agiram de maneira ilícita manipulando o andamento do processo. Segundo a PF, o grupo de lobistas continuou atuando mesmo após a deflagração da operação em março do ano passado.
Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de condução coercitiva,quando a pessoa é liberada no mesmo dia após prestar depoimento, e 18 de busca e apreensão.O empresário Jorge Gerdau, é alvo de mandado de condução e coercitiva, e a PF está nos endereços da empresa cumprindo mandados de busca.