O sexto levantamento mensal da Braztoa desde o início da pandemia de covid-19 aponta que 79% das operadoras associadas realizaram vendas em agosto. Em julho o índice havia sido de 78%, mas como agosto é um mês tradicionalmente de volume menor de vendas, essa estabilidade é vista como positiva pela entidade.
Ainda segundo o levantamento, o percentual de empresas que apontou ter vendido até 50% comparado ao faturamento do ano anterior deu um salto de 10% para 25% em agosto, dividindo o segundo lugar no ranking com as empresas que faturaram de 11% até 25% em relação ao mesmo período de 2019. O número de operadoras cujo faturamento ainda está até 90% menor do que em 2019, segue alto, em 40%, mas tem apresentado queda desde julho (era 45% em julho e 72% em junho). Para 87,5% das operadoras, agosto foi melhor ou similar a julho.
VIAGENS PARA 2021
A maior parte das consultadas disse ter vendido viagens cujos embarques se concentram no primeiro semestre de 2021 (67%), seguidas de viagens que se realizarão em novembro (50%) e dezembro (50%) deste ano. Depois aparecem outubro (46%), setembro (44%) e agosto (29%). As viagens para o segundo semestre de 2021 mantiveram-se no patamar indicado em julho e fizeram parte das vendas de 38% das empresas.
O levantamento mostra que, quanto mais próximo de 2021, maior fica confiança das pessoas em viajar, à medida em que elas se sentem mais seguras e, também, pela possibilidade da aprovação de uma vacina e abertura de fronteiras. E, segundo a análise da Braztoa, “chama a atenção que, embora o consumidor tenha se mantido recluso nesse período, ele tem aproveitado o isolamento para já planejar as viagens que desejam fazer logo depois”.
DESTINO NORDESTE
A região Nordeste se destacou mais uma vez, fazendo parte das vendas de 83% das operadoras, seguida das regiões Sudeste, indicada por 80% das pesquisadas, Sul (74%), Centro-Oeste (70%) e Norte (62%).
Entre os destinos nacionais mais comercializados em agosto, em cada região, figuraram: Salvador, Porto de Galinhas, Angra dos Reis, interior de São Paulo, Serra Gaúcha, litoral de Santa Catarina, Bonito e Amazônia.
No internacional, destaque para a Europa, que esteve presente nas comercializações de 75% das pesquisadas, seguidas da América Central/Caribe (62%), América Sul (55%), América do Norte e Ásia/Oceania (48% cada) e África (24%).
PERFIL DO VIAJANTE
Segundo o estudo da Braztoa referente a agosto, as maiores preferências dos turistas se dividiram entre viagens com aéreo de curta distância (voos com menos de duas horas de duração), seguidos de roteiros completos com voos de longa distância (voos superiores a duas horas de duração), além das hospedagens em locais de curta distância (até 400 quilômetros).
Os resorts aparecem com maior destaque entre as opções para acomodação. A locação de carro se mostrou constante e os cruzeiros marítimos começam a aparecer no ranking das escolhas, o que pode ter ligação, de acordo com a associação, com o maior volume de vendas concentrado no primeiro semestre de 2021.
Destinos de praia, campo e cidade ficaram empatados no ranking de buscas, seguidos de locais de natureza e ecoturismo.
Em relação ao tempo, as viagens mais comercializadas foram as de média duração (cinco a nove dias), seguidas das de curta duração (até quatro dias). As escapadas de final de semana aparecem em terceiro lugar e, na sequência, estão as viagens de longa duração (dez dias ou mais).
FONTE: PANROTAS