SELO BLOG FM (4)

No RN, vendas avançam 0,5% em abril e comerciantes aproveitam alta

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O comércio está em alta em 2024. É o que aponta a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, as vendas do setor cresceram 0,9% no Brasil e 0,5% no Rio Grande do Norte no comparativo com março deste ano. Esse foi o quarto resultado positivo seguido no varejo, que acumula alta, no País, de 4,9% no ano e crescimento de 2,2% na comparação com abril do ano passado. O levantamento afere a receita bruta de revenda nas empresas, com 20 ou mais pessoas, que têm como atividade principal o comércio varejista.

No comparativo com abril do ano passado, as vendas do comércio potiguar cresceram 6,4%, posicionando o Estado na oitava colocação entre as 25 taxas positivas, em todo o País. Já no varejo ampliado, o crescimento foi de 11,3%, colocando o RN na sexta posição entre as 26 taxas positivas.

“Esse resultado nos traz muito entusiasmo e reflete aquilo já percebemos há meses com base na condução da economia brasileira realizada pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Os dados mostram ainda a força do setor dos pequenos negócios, que hoje representam cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), além de ter garantido o emprego para seis em cada dez brasileiros no mês de abril”, avaliou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

No varejo ampliado, que inclui, além das atividades do varejo, as de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, a taxa de crescimento no Estado foi de 2%, na contramão do país que teve queda de 1%.

Entre as atividades pesquisadas no País, cinco avançaram em abril. O destaque foi no ramo equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%). Ligado ao comércio de alimentos, a área de supermercados, bebida e fumo, tiveram um crescimento de 1,5% em abril. O setor de móveis e eletrodomésticos (2,4%) também teve resultado positivo após a queda em março. Os estados quem mais registraram avanço em abril foram Rondônia (5,1%), Roraima (4,5%) e Amapá (3,7%). Já o Maranhão (-1,4%), Bahia (-1,2%) e Paraíba (-1,1%) ficaram entre os que tiveram piores desempenhos.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui